Anatel libera faixa de 3,5 GHz, mas operadoras (Claro, TIM e Vivo) são responsáveis por implantar 5G nos municípios, após limpeza da faixa.
A tecnologia de comunicação sem fio de última geração, a 5G, está pronta para ser ativada em todo o país, após a conclusão de todos os requisitos técnicos necessários.
A quinta geração de tecnologia móvel, também conhecida como tecnologia 5G, promete revolucionar a forma como nos conectamos e acessamos informações em tempo real. Com a ativação da 5G, os usuários poderão desfrutar de velocidades de download mais rápidas e uma conexão mais estável, permitindo uma experiência de navegação mais fluida e eficiente. A era da conectividade sem limites está chegando.
Avanço da Tecnologia 5G no Brasil
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administrativa da Faixa (EAF) anunciaram recentemente que a infraestrutura digital necessária para a implantação da quinta geração de tecnologia está disponível em todas as cidades brasileiras, 14 meses antes do prazo previsto no cronograma original. Com a liberação da Faixa de 3,5 GHz nos últimos 190 municípios que faltavam, todos os brasileiros terão a oportunidade de acessar essa tecnologia a partir de 2 de dezembro.
A Anatel ressalta que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. A instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora. A agência explica que a Limpeza da Faixa de 3,5 GHz, que até então era ocupada pelo sinal de TV por antenas parabólicas, é parte das obrigações estabelecidas no edital do Leilão do 5G, idealizado e conduzido pela Anatel em 2021.
Implementação da Tecnologia 5G
As operadoras vencedoras dos blocos nacionais – Claro, TIM e Vivo – foram responsáveis por criar a EAF, entidade administrativa que atua na operação de limpeza da faixa de 3,5 GHz, na implementação de seis Infovias no leito dos rios da Amazônia e na implementação das Redes Privativas e Seguras do Governo Federal. Atualmente, o sinal do 5G já está funcionando em 770 cidades, com a cobertura atendendo 35 milhões de usuários.
As operadoras têm até 31 de julho de 2025 para implantar o 5G nos municípios com população igual ou superior a 500 mil habitantes. Os municípios com a faixa já liberada, as cidades, os bairros e a quantidade de estações licenciadas do 5G standalone na faixa de 3,5 GHz, bem como os aparelhos celulares certificados para uso de 5G, podem ser consultados no painel de dados da Anatel.
Prazos para Implantação do 5G
Pelo cronograma, as cidades com população igual ou superior a 200 mil habitantes devem receber o sinal até 31 de julho de 2026. Os municípios que têm a partir de 100 mil moradores devem ser atendidos até 2027. O restante das cidades até 2029. Com a quinta geração de tecnologia, o Brasil está se aproximando de uma era de maior conectividade e inovação.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo