Benefícios para o corpo surgem em poucas semanas ao começar a treinar. Estudos indicam que atividades como caminhada melhoram o sono e a qualidade de vida.
Entendemos que a escolha de iniciar a rotina na academia muitas vezes é protelada por vários motivos, como a escassez de tempo para se exercitar e a falta de ânimo para começar uma atividade nova. Se você está entre aqueles que têm o desejo de começar, porém continuam adiando essa decisão, podemos te auxiliar!
Além disso, se preferir, você também pode considerar a possibilidade de praticar atividades físicas em um centro de treinamento ou um ginásio. Cada opção possui suas vantagens e pode se adequar melhor aos seus objetivos de saúde e bem-estar. Não perca essa oportunidade de cuidar de si mesmo e se exercitar regularmente!
Benefícios incalculáveis da academia de ginástica!
O MinhaVida com o professor Kailon Borges Martins, educador físico do centro de treinamento Evoque, que nos ajudou a enumerar coisas incríveis que acontecem quando você inicia a frequentar a academia.8 motivos para começar a frequentar a academia logo A melhor motivação para ir à academia é saber que essa atitude acarretará inúmeras mudanças (benéficas) para o seu corpo. É claro, se você não se atrai pela academia, pode experimentar outras atividades, como caminhada, corrida, natação e tênis (o importante é estar fisicamente ativo!). Quando você começa a treinar com regularidade, transformações no seu corpo e na sua rotina começam a surgir – e você pensará: ‘Por que não comecei isso antes?!’. Então, bora iniciar agora! Leia mais: 8 dicas para vencer o medo de comparecer à academia
Aprimore seu sono frequentando a academia regularmente
1. Seu sono terá melhorias Praticar atividades físicas com regularidade auxilia a ajustar o relógio circadiano e a aprimorar o sono, conforme estudos. ‘Uma das coisas principais que os iniciantes mencionam é que, ao darem início aos treinos, notam uma facilidade maior para adormecer e uma melhora na qualidade do sono’, afirma o treinador. Isso acontece principalmente porque o exercício libera hormônios conhecidos por seus efeitos de bem-estar e relaxantes.
Aumento de disposição com a academia
2. Você ganhará mais disposição ‘Se o aluno realizar o treino logo pela manhã, tende a ter mais disposição ao longo do dia, ficando com mais energia para realizar as tarefas’, indica o especialista. Segundo ele, os exercícios auxiliam a regular o metabolismo e o funcionamento do organismo como um todo. ‘Isso reduz consideravelmente os efeitos da insônia e da indisposição’.
Academia: autoestima e qualidade de vida
3. Você pode se sentir mais feliz com o seu corpo Aceitar-se como você é é uma excelente prática de autocuidado, mas sabemos que certas inseguranças podem ser causadas pela estética. ‘Muitas pessoas chegam na academia com uma autoestima baixa devido a questões físicas, deixando de realizar atividades como irem à praia ou se relacionarem amorosamente’, fala. Os exercícios auxiliarão na redução da gordura corporal e, em poucas semanas, você já notará resultados sobre o ganho de massa muscular.
Qualidade de vida com a academia
4. Você terá mais qualidade de vida (e menos dores) Exercícios são quase que um ‘tônico’ de vitalidade e são capazes de melhorar a saúde de forma global, reduzindo as chances de dores e doenças crônicas. ‘Inclusive, a musculação auxilia a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e diversos tipos de cânceres,’ diz o especialista. Para isso, é crucial praticar atividades regulares, além de seguir uma alimentação equilibrada. ‘Há, inclusive, uma melhora postural, que pode prevenir problemas na coluna’, diz o treinador.
5. A sua capacidade física aumentará Sabe aquela dificuldade para executar tarefas diárias, como subir escadas, fazer faxina e levantar objetos? Ao treinar na academia, com pesos, você tornará seu corpo muito mais eficiente para lidar com essas tarefas. ‘Muitas pessoas, de forma equivocada, transferem suas dificuldades para a idade, quando na verdade não é esse o motivo de não conseguirem realizar
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo