Inmet alerta para chuvas intensas em Alagoas com grande perigo. Possibilidade de deslizamentos de encostas e pontos de inundação devido ao tempo chuvoso.
As chuvas intensas que atingem diversas regiões de Alagoas continuam preocupando as autoridades. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um novo alerta para acumulado de chuva, classificado como ‘grande perigo’, válido até a manhã deste domingo (31). Os moradores de 77 municípios, inclusive Maceió, devem ficar atentos aos possíveis impactos causados pelo clima instável.
O aviso de chuvas intensas segue sendo um tema de extrema importância para a população alagoana. É fundamental que medidas preventivas sejam tomadas diante da possibilidade de alagamentos e deslizamentos de terra. A segurança de todos deve ser prioridade diante das adversidades causadas pelo alerta de chuvas intensas.
Alerta de Chuvas Intensas no Estado de Alagoas
Na manhã deste sábado, o aviso do Inmet mostrou que havia possibilidade de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. O alerta prevê alto risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que apresenta o boletim hidrológico em tempo real para consulta no site oficial, mostrou que os níveis dos rios que cortam o estado seguem estáveis, até o momento sem preocupação de transbordamento. No entanto, as equipes da Defesa Civil Estadual e dos municípios, além do Corpo de Bombeiros, estão de prontidão.
Confira as cidades com o alerta de chuvas intensas:Anadia AL Arapiraca AL Atalaia AL Barra de Santo Antônio AL Barra de São Miguel AL Belém AL Boca da Mata AL Branquinha AL Cacimbinhas AL Cajueiro AL Campestre AL Campo Alegre AL Campo Grande AL Capela AL Chã Preta AL Coité do Nóia AL Colônia Leopoldina AL Coqueiro Seco AL Coruripe AL Craíbas AL Estrela de Alagoas AL Feira Grande AL Feliz Deserto AL Flexeiras AL Girau do Ponciano AL Ibateguara AL Igaci AL Igreja Nova AL Jacuípe AL Japaratinga AL Jaramataia AL Jequiá da Praia AL Joaquim Gomes AL Jundiá AL Junqueiro AL Lagoa da Canoa AL Limoeiro de Anadia AL Maceió AL Major Isidoro AL Maragogi AL Marechal Deodoro AL Maribondo AL Mar Vermelho AL Matriz de Camaragibe AL Messias AL Murici AL Novo Lino AL Olho d’Água Grande AL Palmeira dos Índios AL Paripueira AL Passo de Camaragibe AL Paulo Jacinto AL Penedo AL Piaçabuçu AL Pilar AL Pindoba AL Porto Calvo AL Porto de Pedras AL Porto Real do Colégio AL Quebrangulo AL Rio Largo AL Roteiro AL Santa Luzia do Norte AL Santana do Mundaú AL São Brás AL São José da Laje AL São Luís do Quitunde AL São Miguel dos Campos AL São Miguel dos Milagres AL São Sebastião AL Satuba AL Tanque d’Arca AL Taquarana AL Teotônio Vilela AL Traipu AL União dos Palmares AL Viçosa AL
Aviso de Chuvas Intensas na Região de Alagoas
As instruções do Inmet são as seguintes:Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia; Observe alteração nas encostas; Permaneça em local abrigado; Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos; Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O que diz a Semarh: A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) emitiu neste sábado (30) o primeiro alerta meteorológico do ano, que demonstra a iminência de chuvas com intensidade moderada, capazes de gerar acumulados significativos em diversas regiões do estado.
As áreas do Litoral (incluindo a Região Metropolitana de Maceió), Zona da Mata e Baixo São Francisco serão as mais afetadas, com previsão de chuvas persistentes ao longo deste sábado, podendo estender-se até domingo (31). As condições sinóticas atuais são marcadas pela atuação de cavados em baixos níveis da atmosfera, associados a um distúrbio ondulatório de leste.
Esses fenômenos favorecem o aumento no volume de chuvas na metade Leste do Estado de Alagoas, podendo resultar em acumulados expressivos nas próximas 48 horas. Diante desse cenário, a equipe da SPDEN/Semarh alerta para riscos de alagamentos, especialmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, e para o potencial de cheias em pequenos riachos.
Além disso, há elevado risco de deslizamentos em áreas de encosta. Esses acumulados serão mais expressivos nas regiões ambientais do Litoral, Baixo São Francisco e Zona da Mata, mas é importante ressaltar que outras áreas do estado também podem ser afetadas, ainda que com menor intensidade. No entanto, até o momento, não há risco de transbordamento dos principais rios e lagoas de Alagoas.
A equipe da SPDEN/Semarh está em monitoramento constante das condições de tempo, além de acompanhar o nível dos principais rios do estado, informando ao Corpo de Bombeiros de Alagoas e à Defesa Civil, tanto estadual quanto municipais, sobre as situações que precisam de atenção e fornecendo atualizações adicionais.
Para acompanhar a previsão do tempo em tempo real e verificar os níveis dos principais rios, a população pode acessar o website da Semarh através dos links disponibilizados abaixo:Previsão do tempo: http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao Monitoramento dos rios: http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico
Fonte: © TNH1
Comentários sobre este artigo