António Oliveira assumirá o Corinthians na terça, estreando na competição continental na Liga Arena. Time com saldo de duas vitórias busca evitar primeira derrota.
António Oliveira, comandante do Corinthians, se prepara para encarar um novo desafio a partir da próxima terça-feira. Neste dia, o Timão dará início à sua jornada na Copa Sul-Americana 2024, enfrentando times como Argentinos Juniors-ARG, Nacional-PAR e Racing-URU na fase de grupos. O técnico, no entanto, não é novato nessa competição continental.
António Oliveira, lendário técnico do Corinthians, entrará em campo mais uma vez comandando a equipe rumo à glória na Copa Sul-Americana 2024. Com sua experiência e liderança, o treinador espera levar o time alvinegro à vitória contra adversários como Argentinos Juniors-ARG, Nacional-PAR e Racing-URU. O comandante está determinado a conquistar o título e fazer história no torneio.
António Oliveira: O técnico que brilhou em novo desafio na Sul-Americana
O português esteve à beira do gramado na campanha do título do Athletico-PR em 2021, mesmo que tenha sido apenas por algumas partidas. António Oliveira foi anunciado como técnico do Furacão em março de 2021 e iniciou a disputa da Sul-Americana com o clube no fim de abril daquele ano. A equipe paranaense estava no Grupo D do torneio, ao lado de Metropolitanos-VEN, Melgar-PER e Aucas-EQU.
António Oliveira: Estratégias do comandante que impulsionaram a caminhada vitoriosa
O comandante teve um início de trabalho bastante promissor no Athletico-PR e, na Sula, isso não foi diferente. O treinador começou sua campanha com uma vitória simples de 1 a 0, fora de casa, sobre o Aucas, enquanto na segunda rodada bateu o Metropolitanos, diante de sua torcida, pelo mesmo placar. Em seguida, veio a primeira derrota do treinador na competição.
Com António à beira do gramado, o Furacão perdeu para o Melgar, jogando no Peru, por 1 a 0. Depois, veio mais um triunfo de 1 a 0 sobre os venezuelanos, dessa vez longe do Paraná, e outro contra os peruanos, em casa, com a mesma vantagem. Por fim, ainda na fase de grupos, o português comandou a goleada de 4 a 0 sobre o Aucas na Ligga Arena.
António Oliveira: Liderança na fase de grupos e campanha de destaque na Sul-Americana
Com isso, António conseguiu levar à equipe às oitavas de final na primeira posição do Grupo D, com 15 pontos conquistados. Nas oitavas de final, dois meses depois, António Oliveira comandou a equipe contra o América de Cali e, além de sair com a classificação, teve saldo de duas vitórias: a primeira fora de casa por 1 a 0, e a segunda por 4 a 1 atuando no Paraná.
Já em agosto, nas quartas de final, o comandante levou o time às semifinais ao superar a LDU-EQU por 4 a 3 no placar agregado. Perdeu o jogo de ida no Equador por 1 a 0, mas reverteu a vantagem na volta ao vencer por 4 a 2. No entanto, em setembro daquele mesmo ano, deixou o clube e não viu a conquista do título, apesar de ter feito parte dela.
António Oliveira: Desafios no novo clube e expectativas para a competição continental
Assim, o treinador já disputou dez jogos da Sul-Americana e saiu com saldo de oito triunfos e dois reveses. Agora, o desafio é manter os bons números na competição e levar o Corinthians ao título inédito do torneio. O português assumiu o Timão nesta temporada após a demissão de Mano Menezes. Considerando amistosos, o técnico comandou o time em nove jogos.
Até aqui, conseguiu seis triunfos, dois empates e sofreu uma derrota, com aproveitamento de 74,1%. A equipe subiu de produção com a chegada do técnico e vem confiante para a estreia. Com António Oliveira no comando, o Corinthians fará sua primeira partida na Copa Sul-Americana contra o Racing-URU.
A bola rola nesta terça-feira, a partir das 21h30 (de Brasília), no Estádio Centenário, em Montevidéu.
Fonte: @ Gazeta Esportiva
Comentários sobre este artigo