Mulher de 25 anos presa em ação contra tráfico de drogas durante Operação Verão. Dpto. investiga transporte das drogas.
A apreensão de mais de uma tonelada de cocaína pela Polícia Civil foi resultado de uma investigação minuciosa que desarticulou uma importante quadrilha de narcotraficantes no litoral de São Paulo, demonstrando a eficiência das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas na região.
O entorpecente apreendido durante a Operação Verão representa um duro golpe contra as organizações criminosas que tentam se estabelecer na costa paulista, reforçando o comprometimento das autoridades em coibir o comércio ilegal de drogas no estado. A apreensão da grande quantidade de cocaína reforça a importância do trabalho integrado das forças policiais para manter a ordem e a segurança no litoral.
Ação Contra o Tráfico de Cocaína
Segundo dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, membros do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) realizaram uma incursão em uma residência no Jardim Progresso, em Guarujá. Lá, foi encontrada uma quantidade um pouco superior a 1,2 tonelada de cocaína, devidamente embalada e separada em 1,3 mil tijolos.
Operação Verão em Combate à Cocaína
Uma jovem de 25 anos que estava presente no local foi detida e acusada de tráfico de drogas e associação ao tráfico. Conforme informações do departamento, a casa funcionava como um dos depósitos utilizados de forma estratégica para facilitar o transporte das drogas pelos canais até o Porto de Santos, de onde provavelmente seguiriam em embarcações.
Desafios no Transporte de Cocaína
Reportagens apontaram que o Primeiro Comando da Capital (PCC), conhecida como a maior facção criminosa do continente, tem optado por esconder volumes crescentes de cocaína nos cascos de navios a fim de burlar as autoridades. Os portos se tornaram as principais rotas de saída do entorpecente com destino à África e Europa.
Apreensão de Cocaína em Casco de Navios
No ano anterior, foram encontradas 1,68 tonelada de cocaína nos cascos de navios no Porto de Santos por mergulhadores militares, um número mais de três vezes superior aos 483 quilos interceptados em 2020, de acordo com relatórios da Marinha. Dados da Alfândega de Santos compilados pelo Núcleo de Estudos da Violência da USP revelam um crescimento no tráfico subaquático.
Avanço do Tráfico Subaquático
Em 2020, a quantidade de drogas descobertas nos cascos dos navios representava 2,3% do total. Já em 2023, apenas até o mês de agosto, essa parcela aumentou para 13,5%. Segundo estimativas da Secretaria de Segurança Pública, nos mercados europeu e asiático, cada quilo de droga apreendida poderia chegar a valer de 80 a 90 mil dólares, com a carga total interceptada podendo gerar um lucro de meio bilhão de reais para os envolvidos no crime organizado.
Operação Verão e seu Impacto Contra o Tráfico
O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, destacou a importância da continuidade da Operação Verão diante do impacto positivo na desarticulação da rede criminosa na região costeira. Ele ressaltou que a luta contra os criminosos que há décadas têm estabelecido uma cadeia ilegal através do tráfico internacional de drogas é uma realidade que precisa ser enfrentada.
Fonte: © Notícias ao Minuto
Comentários sobre este artigo