Argentinos imitam macacos durante jogo da Libertadores, gesto racista é reprovado por torcedores do San Lorenzo.
O Atlético-MG se pronunciou após os episódios de racismo de torcedores do San Lorenzo contra atleticanos durante o jogo entre as equipes pela CONMEBOL Libertadores. Em vídeos que viralizaram nas redes sociais, dois argentinos fazem gestos de macacos em direção aos torcedores do Atlético-MG.
Esses atos de preconceito racial e discriminação são inaceitáveis no futebol e na sociedade como um todo. O Atlético-MG reforçou seu compromisso em combater o racismo e promover a igualdade, destacando a importância de educar e conscientizar as pessoas sobre a diversidade e o respeito mútuo.
Racismo em Manifestações Raciais durante a Libertadores
O gesto racista é reprovado por alguns torcedores do próprio San Lorenzo. Um faz o sinal negativo com o dedo e outro pede para eles pararem. Veja o posicionamento do Atlético-MG: ‘Galo condena atos racistas de torcedores do San Lorenzo’.
A luta contra o racismo é permanente e o Galo não pode se calar diante dos diversos e lamentáveis episódios racistas registrados novamente na noite de ontem, na torcida do San Lorenzo, na Argentina, mais uma vez em partida válida pela Copa Conmebol Libertadores. Enquanto não houver punições severas, iremos conviver com esse tipo de situação cruel e desumana.
Essa não é a primeira vez que isso acontece. Dois clubes argentinos já foram punidos pela CONMEBOL neste ano por conta de atos racistas praticados por seus torcedores. O Estudiantes foi multado em US$ 80 mil, cerca de R$ 414 mil (na época), depois de torcedores imitarem macacos em direção à torcida do Grêmio. Por conta de atos racistas da torcida na partida contra o Palmeiras, na semifinal de 2023, o Boca Juniors foi punido em abril deste ano e teve a capacidade da La Bombonera reduzida.
Racismo: Atletico-MG e San Lorenzo na Libertadores
Alô @CONMEBOL! Novamente atos de racismo vindo de argentinos na Copa Libertadores. VERGONHOSO. #FalaGalo | Créditos: Gledson Paraíba.
Atlético-MG e San Lorenzo voltam a se enfrentar na próxima terça-feira, 20, na Arena MRV, em Belo Horizonte. Quem vencer garante vaga nas quartas de final, enquanto um novo empate – jogo desta noite terminou 1 a 1 – leva a decisão para os pênaltis.
Próximos jogos do Atlético-MG:
– Cuiabá (C) – 17/08, 16h (de Brasília) – Brasileirão
– San Lorenzo (C) – 20/08, 21h30 (de Brasília) – CONMEBOL Libertadores
– Fluminense (C) – 24/08, 21h (de Brasília) – Brasileirão.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo