Sobrecarga no sistema de saúde preocupa especialistas com internações por covid, hospital de campanha e diagnósticos positivos em Sorocaba.
Recentemente, foi registrado um significativo aumento de internações por covid em hospitais de São Paulo, com sete em cada dez instituições privadas enfrentando essa realidade preocupante.
Além do desafio das internações por covid, os hospitais privados também precisam lidar com o aumento de casos de dengue, que tem sobrecarregado o sistema de saúde da região.
.
Aumento de Internações por Covid: Pesquisa Revela Dados Alarmantes
Oito em cada dez (82%) também registram aumento nos atendimentos de pacientes com suspeita das doenças no pronto atendimento. Os dados são de pesquisa do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp), que ouviu 92 hospitais paulistas entre 29 de fevereiro e 10 de março. Do total, 64% eram da capital e 36% do interior.
Impacto das Altas Temperaturas e do Carnaval nas Internações por Covid
Provavelmente, o resultado pode ter influência do período de carnaval, que permitiu grandes aglomerações, e também das altas temperaturas do verão, que facilitam a propagação do mosquito da dengue em água parada, entende Francisco Balestrin, presidente do SindHosp, em comunicado.
Riscos da Circulação do Vírus Influenza e Sobrecarga do Sistema de Saúde
O principal temor é referente à sobrecarga do sistema de saúde, tanto público quanto privado, que coloca em cheque a capacidade de manejar pacientes de forma adequada e célere. Os médicos alertam ainda para os riscos da automedicação e reforçam a necessidade do diagnóstico correto, em um momento em que os sintomas das doenças podem ser confundidos.
Levantamento Revela Aumento nas Internações por Covid em Hospitais
Na maioria dos hospitais, o porcentual de aumento nas internações em leitos de enfermaria vai até 20% para dengue, e até 10% para covid. Segunda a pesquisa, 41% das unidades hospitalares viram aumentos de até 10% de pacientes com dengue em terapia intensiva (UTI). Para pacientes com covid, 44% dos hospitais perceberam uma expansão de até 10% das hospitalizações em UTI.
Situação da Rede Pública e Privada em Meio ao Aumento de Internações por Covid
O Estadão questionou as secretaria de saúde do Estado (SES-SP) e a da capital (SMS) em relação ao cenário da rede pública. Perguntamos se observavam aumento nas internações devido a ambas doenças, além da situação dos leitos de enfermaria e UTIs. A SMS informou não observar aumento nas internações por covid-19. Na terça-feira, 12, 213 pacientes estavam internados com dengue em hospitais municipais.
Desafios Enfrentados pela Saúde Pública e Privada devido às Internações por Covid
Os especialistas destacam que uma das principais medidas necessárias no momento é avaliar se a infraestrutura é adequada e se há equipe suficiente para atender os pacientes. Eles alertam para a importância do diagnóstico correto e da necessidade de priorizar a transferência de pacientes na rede estadual que necessitem de leitos de alta complexidade.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo