Índice de Preços ao Consumidor corrobora com queda de 0,25 ponto percentual da taxa de juros pelo Fed em dezembro, um indicador do Departamento de Eficiência do Escritório de Gestão.
As bolsas de Nova York registraram um dia de estabilidade nesta quarta-feira (13), com os principais índices de ações oscilando em torno de seus valores iniciais. No entanto, a partir do início da tarde, os índices começaram a subir, impulsionados pelo resultado do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de outubro, que não trouxe surpresas para os investidores.
Os mercados financeiros reagiram positivamente ao resultado do CPI, que indicou uma inflação controlada. Isso levou a uma alta nos índices de ações, com exceção do índice da bolsa Nasdaq, que permaneceu estável. As ações das principais empresas listadas nas bolsas de Nova York também registraram ganhos, refletindo a confiança dos investidores em relação ao desempenho econômico. A estabilidade dos índices é um sinal positivo para os investidores.
Variações nos Índices de Bolsas
Nos minutos finais do pregão, os três índices principais dos Mercados americanos tomaram direções diferentes. Ao final dos negócios, o Dow Jones, que concentra ações industriais, subia 0,11%, aos 43.958 pontos, enquanto o S&P 500, indicador das 500 maiores empresas americanas, estava praticamente estável, exibindo alta de 0,05%, aos 5.986 pontos. Já o índice que reúne empresas de tecnologia, o da bolsa Nasdaq, caía 0,23%, para 19.236 pontos.
O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de outubro ficou em linha com as expectativas do mercado, com surpresa marginal para baixo no núcleo da inflação, puxada por uma deflação no item de vestuário. A inflação de aluguéis ainda se encontra em patamar elevado, mantendo o risco de retorno mais lento da inflação à meta do banco central americano (Federal Reserve, o Fed), o nível de 2% ao ano, analisa Andressa Durão, economista da gestora ASA.
Impacto nos Mercados e Ações
Ainda são necessários outros dados de inflação para fechar uma estimativa consistente do índice PCE de outubro, o indicador de inflação preferido do Fed, mas o CPI já sugere que será uma variação mensal considerada benigna, que corrobora para uma nova queda de 0,25 ponto percentual da taxa de juros pelo Fed em dezembro. As ações da Tesla (TSLA; Nasdaq) fecharam em alta de 0,56% após Elon Musk ser indicado para o Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês).
O DoGE funcionará fora do governo federal e trabalhará com o Escritório de Gestão e Orçamento da Casa Branca. Portanto, Musk não deve se tornar um funcionário oficial do governo, o que provavelmente exigiria que ele se desfizesse de seu império empresarial. Para a corretora americana Wedbush, a notícia é positiva para a Tesla, pois Trump deve acelerar as iniciativas inovadoras e de inteligência artificial nos próximos 12 a 18 meses.
Impacto nas Bolsas e Índices
Embora Musk tenha mais um papel a equilibrar junto com suas diversas outras funções na Tesla, SpaceX e xAI, sua empresa de inteligência artificial, consideramos que os benefícios superam amplamente os possíveis aspectos negativos, sendo um movimento estratégico. As Bolsas americanas continuam a ser influenciadas pelos dados de inflação e pelas decisões do Fed, enquanto as Ações das empresas de tecnologia, como a Tesla, continuam a ser impactadas pelas notícias e decisões dos líderes do setor.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo