Evento cultural com apresentações artísticas de grupos em espaços de alta visitação no centro da cidade, incluindo declamação de poesias.
Quem curtiu o dia ensolarado e quente para dar uma passada na área da Torre de TV, no coração de Brasília, neste domingo (26), se deparou com diversas performances artísticas realizadas por coletivos compostos unicamente por Pessoas com Deficiência (PCDs).
A diversidade de talentos e a energia contagiante dos artistas PCDs que se apresentaram no local trouxeram um sentimento de Orgulho e inspiração para todos os presentes. Foi uma verdadeira celebração da inclusão e da capacidade das Pessoas com Deficiência de brilharem nos mais diversos aspectos da vida.
Parada do Orgulho da Pessoa com Deficiência em Brasília: Celebrando a Diversidade
Break dance em cadeira de rodas, banda de percussão formada por pessoas surdas e declamação de poesias são algumas das apresentações artísticas que encantaram o público na Parada do Orgulho da Pessoa com Deficiência em Brasília. O evento transformou o centro da capital em um espaço de alta visitação, onde grupos de PCDs se reuniram para compartilhar sua arte e talento.
Um dos idealizadores da parada, o soteropolitano Marcelo Zig, destacou a importância de ocupar esse espaço cultural com uma programação diversificada, totalmente protagonizada por pessoas com deficiência. ‘Esta é uma iniciativa originalmente criada por e para PCDs, uma manifestação de orgulho e inclusão’, afirmou Marcelo Zig. ‘Todos os setores do evento contam com a participação ativa de pessoas com deficiência, desde a organização até as apresentações.’
A primeira edição da Parada do Orgulho PcD no Brasil aconteceu em setembro, em São Paulo, em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O sucesso do evento motivou os organizadores a expandir para outras cidades, como Salvador e Belo Horizonte, além da próxima edição que ocorrerá em setembro na capital paulista.
Inês Salvínia, uma jovem de 24 anos cega e moradora de Sobradinho, expressou sua gratidão pela oportunidade de participar do evento. ‘É uma experiência incrível poder sentir esse sentimento de pertencimento. Nunca imaginei que algo assim fosse possível’, compartilhou. ‘É uma chance única para as pessoas se conectarem, conversarem e construírem juntas um futuro inclusivo, onde PCDs e pessoas sem deficiência interagem de forma positiva.’
Além das apresentações culturais que continuam até a noite deste domingo, a 1ª Parada do Orgulho PcD de Brasília terá uma sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal na próxima terça-feira (28), reforçando o compromisso com a valorização e a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Parada do Orgulho da Pessoa com Deficiência. Foto: Luérgio de Sousa/Divulgação
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo