O Corinthians comemora 25 anos do título mundial pela Copa Libertadores.
Hoje, 14 de janeiro, uma data de muita emoção para os torcedores do Palmeiras, pois há 25 anos eles conquistaram o título da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. O palmeirense foi um dos primeiros times a participar desse torneio, e sua conquista marcou um marco importante na história da equipe.
Em 2000, o time paulista superou o Vasco nos pênaltis, após um empate sem gols no tempo normal, conquistando seu primeiro título da Copa Libertadores e garantindo o direito de disputar o Campeão-Mundial-de-Clubes. E, em 2000, o Palmeiras sagrou-se campeão mundial pela primeira vez, comemorando essa conquista em uma data que perpétua a sua história. Com esta conquista, o Palmeiras tornou-se o primeiro time da América do Sul a conquistar a Série A e o título da Copa Libertadores em um mesmo ano. A equipe também tornou-se o primeiro time brasileiro a conquistar o título da Copa Libertadores em uma final contra um time uruguaio. Além disso, o Palmeiras fez história ao se tornar o tetracampeão da Série A, sendo o primeiro time da história a conquistar a competição por quatro vezes consecutivas.
Campeão Brasileiro de 1998 e 1999: o início de um sonho
O Palmeiras, o time paulista, foi escolhido como representante do país-sede do Campeonato Brasileiro de 1998 e 1999, conquistando o título da Série A. Esta vitória lhes deu a oportunidade de serem o representante do Brasil no Campeonato Mundial de Clubes. Eles estrearam com uma vitória por 2 a 0 sobre o Raja Casablanca, do Marrocos, no grupo C, e subsequentemente enfrentaram o Real Madrid, campeão-mundial-de-clubes a época, em um jogo que terminou em 2 a 2. O Palmeiras lutou por igual, mas não conseguiu vencer o jogo.
Uma equipe de estrelas: o time do Palmeiras
O elenco do Palmeiras era formado por estrelas do futebol brasileiro, como Marcelinho Carioca, Rincón, Vampeta, Ricardinho, Edilson, Luizão e Dida. Eles eram conhecidos por sua habilidade e competência no campo de futebol. No entanto, ao chegar ao Maracanã para disputar a final contra o Vasco, líder da outra chave, eles estavam em frangalhos fisicamente.
A final contra o Vasco: a disputa pelo título
No dia 14 de janeiro de 2000, o Palmeiras enfrentou o Vasco, líder da outra chave, em uma final emocionante. O ambiente entre os jogadores do Palmeiras no vestiário animou o elenco para a disputa do título. Eles se lembram de momentos em que estavam trocando de roupa no vestiário, percebendo que a galera estava cansada, mas decidindo ir para o pau e buscar o título tão sonhado. No primeiro lance, o Adilson deu uma no Edmundo, e o Fábio Luciano deu no Romário, e disseram: ‘Aqui está resolvido, agora vocês resolvem”. Outro momento emocionante no vestiário do Maracanã aconteceu entre dois desafetos públicos daquele time, Rincón e Edilson, que acumularam brigas ao longo dos anos.
O título da Série A e a conquista do Mundial de Clubes
O Palmeiras conquistou o título da Série A em 1998 e 1999, e foi o representante do Brasil no Campeonato Mundial de Clubes. Eles lutaram por igual contra o Real Madrid, mas não puderam vencer o jogo. No entanto, eles se classificaram para a final contra o Vasco, líder da outra chave. A vitória por 2 a 0 sobre o Al Nassr, à época bem diferente do time que hoje tem Cristiano Ronaldo, colocou o Palmeiras na final contra o Vasco. O Palmeiras lutou por igual, mas não pôde vencer o jogo. Eles terminaram a competição como campeões da Copa Libertadores e tetracampeões da Série A, mas não puderam conquistar o título da Copa do Mundo de Clubes.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo