Relatório Kantar: Consumo em casa recupera força em 2023. Maior frequência de compra em trimestre último para classes AB e DE em áreas Norte e Nordeste. Avanços em CRPs: marcas mais escolhidas, submarcas e pequenas/médias, consumidos em canais ligados a abastecimento. Recordes de compra de itens, promoções. Colocada Italac: maior incremento em regiões Norte e Nordeste. Consumo de marcas compradas em rodízio de itens consumidos.
Propaganda O povo brasileiro está retomando as compras dentro de casa em 2023. Essa é a conclusão do relatório Brand Footprint 2024, da Kantar. O levantamento, que avalia a presença das marcas de bens de consumo massivo nos lares brasileiros, destacou a Coca-Cola como a principal do ranking pelo 12º ano seguido.
No cenário atual, as empresas estão buscando se destacar cada vez mais no mercado de produtos de consumo. A presença das marcas nos lares é crucial para a fidelização dos consumidores e o sucesso dos produtos. A pesquisa da Kantar reflete a importância de investir em estratégias de marketing para fortalecer a presença das marcas nos lares brasileiros.
As marcas de consumo em destaque
Além disso, as cinco primeiras marcas tiveram avanços recordes, seja estando mais presentes, seja aumentando a frequência nos lares. Isso porque o volume de compras do brasileiro aumentou, atingindo o maior patamar no último trimestre do ano desde o momento pré-pandemia. Houve um incremento de 20% no consumo dentro e fora do lar na comparação com o primeiro trimestre de 2020.
O destaque das marcas no mercado
Esta foi a primeira vez na história do estudo que as cinco primeiras marcas do ranking avançaram tanto os CRPs. Só a líder Coca-Cola registrou 10% de crescimento em um ano. É a primeira vez que uma marca ultrapassa os 600 milhões de CRPs no Brasil.
As cinco marcas mais escolhidas pelos brasileiros continuaram as mesmas das últimas edições: Coca-Cola lidera, com 610 milhões de CRPs, seguida por Ypê, com 589 milhões de CRPs. Na sequência aparecem Perdigão, em terceiro, com 476 milhões de CRPs; Italac com 464 milhões de CRPs; e Seara com 442 milhões de CRPs.
A evolução das marcas de pequeno e médio porte
Entre as 50 marcas que mais se destacaram no ranking 2024, 17 grandes marcas souberam trabalhar a sua predisposição a mais compradores ao serem mais escolhidas (frequência) no momento da compra e cresceram por meio de submarcas ou subcategorias. Cinco dessas marcas cresceram por meio de ganho de novos compradores e 14 delas avançaram ao conquistar mais frequência e presença nos lares brasileiros.
O crescimento das marcas e o perfil dos consumidores
Das 350 marcas avaliadas no ranking, 99 cresceram CRPs, com mais presença nos lares. Dessas, 77% são consideradas pequenas e médias, com 5% a 30% de alcance nos lares, e 42% Premium. 40% dos CRPs foram alavancados pela Classe AB, que estabilizou o número de marcas compradas, mas continuou fazendo rodízio de itens consumidos. Já a classe DE foi responsável por 17% do ganho em CRPs e incrementou a média de número de marcas compradas em +2, com maior percepção de promoção em canais ligados ao abastecimento.
Outras 51 marcas cresceram via frequência de compra, com destaque para supermarcas, como as do TOP 5, que utilizaram a estratégia de diversificação do portfólio para conquistar mais espaço no carrinho de compras, como a quarta colocada Italac. A classe DE foi a que mais incrementou frequência (+8%), com marcas de tier médio (45%). Cerca de 46% do ganho em CRPs via frequência de compras foi nas regiões Norte e Nordeste.
O sucesso da Natura no e-commerce
O e-commerce teve grande destaque no segmento de bens de consumo massivo no ano passado, principalmente entre marcas que ganharam penetração. Em relação ao número de lares compradores, foram 13 milhões, sendo 640 mil novos em 2023 versus 2022, liderados pela classe AB no avanço da penetração (+1,4 pontos percentuais), e pela classe C em Sites/Apps de Varejistas (+1.5 p.p.). Houve mais recompra também em 2023: 47,9% compraram mais de uma vez no canal online (+9 p.p.).
No ranking deste ano, a Natura aparece na liderança, com 2,4 milhões de CRPs, seguida pela Coca-Cola, com 2,1 milhões de CRPs, e Ypê, com 1,5 milhões de CRPs, todos sem variação versus.
Fonte: @ Mundo do Marketing
Comentários sobre este artigo