Profissionais da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério se reúnem com grupo para aprender sobre vigilância de arboviroses e mudanças climáticas.
O monitoramento das arboviroses é uma prática fundamental para a saúde pública, e a vigilância epidemiológica brasileira se destaca internacionalmente nesse aspecto. Por essa razão, a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) será palco de uma importante troca de conhecimento, recebendo, entre terça (18) e quinta-feira (20), uma equipe do Ministério da Saúde uruguaio interessada em conhecer de perto o monitoramento realizado no Brasil.
Esse intercâmbio é essencial para o aprimoramento contínuo das práticas de monitoramento e controle de doenças, fortalecendo a colaboração entre os países. A visita da equipe uruguaia à SVSA demonstra o reconhecimento da excelência do trabalho brasileiro no monitoramento das arboviroses e reforça a importância do acompanhamento constante para a prevenção de surtos e epidemias.
Fortalecimento do Monitoramento e Controle no Ministério da Saúde
Seguindo a tendência mundial de aumento de casos devido às mudanças climáticas, os técnicos uruguaios estão em Brasília para conhecer a estrutura da pasta brasileira e entender o sistema de vigilância realizada no país. Para Rivaldo Venâncio, secretário-adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente, a colaboração fortalece a união dos países sul-americanos, além de controlar a doença em um nível internacional.
Entender a saúde pública também sob uma perspectiva de cooperação sul-sul, nos possibilita aprimorar as soluções de enfrentamento por meio de trocas entre países com similaridades climáticas, econômicas e sociais, explica. Dentre os representantes do comitê do Ministério da Saúde Pública do Uruguai, participam da visita Silvia Guerra (Licenciada en Enfermería, epidemióloga, especialista en controle de infecciones hospitalarias), Rosa Blanco (Directora Departamental de Salud de Salto) e Mariela Anchen (Directora General de Coordinación del Ministerio de Salud Pública).
Monitoramento e Controle Efetivos no Enfrentamento às Arboviroses
No último mês, durante os dias 15 e 16 de maio, especialistas em arboviroses de todo o mundo se reuniram para discutir a preparar um plano de resposta antecipada para a próxima sazonalidade das doenças causadas pelo mosquito do Aedes aegypti. Dentre os participantes, estavam gestores, pesquisadores e técnicos, bem como representantes do Ministério da Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
O plano elaborado a partir desse evento contará com ações de vigilância em saúde, manejo clínico, organização dos serviços, controle vetorial, lacunas de conhecimento para financiamento de pesquisas, comunicação e mobilização social, com propostas para curto, médio e longo prazo. Carolina Sampaio Ministério da Saúde
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo