Novos membros do conselho servirão até a próxima Assembleia Geral Extraordinária, convocada posteriormente, com consultoria da Korn Ferry.
RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Vale (VALE3) comunicou hoje que o seu conselho de administração ‘irá proceder, de maneira rápida, com a recomposição do colegiado por meio da nomeação de dois membros substitutos’, após a renúncia de dois conselheiros independentes em menos de quatro meses. Com as renúncias, o total de membros independentes no colegiado será de seis, abaixo dos sete exigidos pelo estatuto social da empresa.
Os novos integrantes que serão designados atuarão até a próxima Assembleia Geral Extraordinária, cuja convocação acontecerá posteriormente. A inclusão desses novos participantes visa fortalecer a composição do conselho e garantir a continuidade das atividades da Vale (VALE3) de forma eficiente e transparente.
Renúncia de Membros Independentes do Conselho de Administração
A seleção de representantes será conduzida pela consultoria Korn Ferry. Os conselheiros independentes que decidiram se afastar foram José Penido, no mês de março, e Vera Marie Inkster, no dia anterior. Com a saída de ambos, o colegiado contará com um total de 11 membros integrantes.
As renúncias acontecem em um momento crucial em que o conselho está envolvido no processo de sucessão do presidente da empresa, Eduardo Bartolomeo, cujo mandato se encerra no final deste ano. Ao deixar a organização, Penido enviou uma carta ao presidente do conselho, expressando duras críticas ao procedimento, apontando possíveis influências políticas nas decisões, conforme o documento visualizado pela Reuters.
A Vale não divulgou os motivos que levaram à saída de Inkster ao anunciar sua renúncia no dia anterior. A situação levanta questionamentos sobre o futuro do conselho e a importância de manter um grupo diversificado de membros participantes para garantir a eficácia das decisões tomadas por meio do colegiado. A Assembleia Geral Extraordinária será convocada em breve para discutir a nova composição do conselho de administração e os próximos passos a serem seguidos.
Fonte: @ Info Money
Comentários sobre este artigo