Artigo de Felipe Giroleti mostra recorde de financiamentos no mercado imobiliário, sinalizando retomada.
As taxas seguem elevadas e alguns indivíduos permanecem indecisos em relação ao setor de crédito imobiliário (CI), compreensivelmente após um período de dois anos de redução na concessão desse tipo de financiamento por parte das instituições financeiras.
Apesar das incertezas, o mercado de crédito imobiliário (CI) mostra sinais de recuperação, com um aumento na procura por financiamentos para a aquisição de imóveis nos últimos meses. A expectativa é de que haja uma retomada gradual nesse segmento nos próximos trimestres, impulsionando o setor imobiliário como um todo.
Crédito Imobiliário: Mercado Financeiro em Ascensão
No entanto, o setor financeiro tem apresentado indicadores positivos nos últimos meses, revelando uma perspectiva mais otimista. Dados divulgados pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) apontam que junho de 2024 registrou o maior volume de financiamentos dos últimos 15 meses. Com um montante de aproximadamente R$ 17 bilhões, houve um crescimento de 28,3% em relação ao mesmo período do ano anterior e de 3% em comparação com maio, que até então era o melhor mês do ano.
Financiamentos: Tendências e Perspectivas
O início de 2024 indicava um mercado retraído, porém a partir de abril houve uma reviravolta que coloca o ano em um cenário mais promissor e em ascensão. Apesar das oscilações econômicas no Brasil e no exterior, bem como das medidas de contenção da inflação que impactaram o acesso ao crédito, alguns pontos positivos merecem destaque.
Crédito Imobiliário em Foco: Otimismo e Recuperação
Observa-se um aumento na aprovação de novos financiamentos, cerca de 60% a mais em relação ao ano anterior, mantendo o mesmo perfil de clientes. Além disso, há uma ligeira redução nas taxas de juros, em torno de meio ponto percentual, e uma maior flexibilização nas políticas de crédito por parte das instituições financeiras.
Setor Financeiro: Perspectivas Favoráveis e Incentivos
O cenário político atual sugere uma conjuntura mais favorável ao aquecimento da atividade econômica por meio do crédito. Com uma melhor aprovação de crédito, taxas atrativas e políticas mais flexíveis, o mercado imobiliário vislumbra oportunidades de negociação em meio a uma demanda controlada.
Crédito Imobiliário: Oportunidades e Negociações
Apesar das taxas de juros ainda elevadas, a disponibilidade de crédito com taxas mais vantajosas pode resultar em negociações mais favoráveis na aquisição de imóveis. A perspectiva de um mercado imobiliário mais aquecido tem despertado o interesse de investidores e do público em geral, sinalizando um cenário promissor para o setor.
Fonte: © Estadão Imóveis
Comentários sobre este artigo