Apresentador oficializado na disputa, data-limite imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral, fase da campanha com Nunes em antagonismo.
O apresentador Datena decidiu entrar para a política e se tornou candidato pela primeira vez, no último sábado (27), ao ser oficializado na corrida pela Prefeitura de São Paulo pelo PSDB. A confirmação da candidatura de Datena veio após muitas incertezas e um histórico de quatro desistências em eleições anteriores.
O jornalista José Luiz Datena, conhecido por sua atuação na televisão, agora enfrenta um novo desafio como candidato. Com sua experiência como apresentador, Datena busca conquistar o apoio dos eleitores e traçar um novo caminho na política. A entrada de Datena na disputa eleitoral promete agitar o cenário político de São Paulo.
Datena: A Jornada de José Luiz Datena na Disputa Eleitoral
Mesmo assim, José Luiz Datena também mantém nesta eleição a possibilidade de vir a desistir mais uma vez, como fez nesta semana. Ele nunca havia avançado para a fase da campanha em si. Suas desistências geralmente se relacionavam com a data-limite imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para deixar o seu trabalho na mídia.
Oficialização da Candidatura de Datena e o Antagonismo com Nunes
Leia Mais: Ex-presidente do PSDB vai à Justiça contra candidatura de Datena a prefeito de SP Candidatura de Datena à Prefeitura de SP é aprovada pela federação PSDB-Cidadania Datena deve buscar antagonismo com Nunes para ganhar votos na periferia
As Eleições Anteriores de Datena: 2016, 2018, 2020
Após sua saída do PT em 2015 e já no PP, José Luiz Datena desistiu de concorrer à Prefeitura de São Paulo. O anúncio foi feito ao vivo no dia 18 de janeiro de 2016 em seu programa de rádio. Um ano após se filiar ao PP, o apresentador afirmou que deixaria a sigla. ‘Oficialmente — já estou avisando isso –, oficialmente estou fora. Não sou mais candidato a prefeito de São Paulo. Eu era pré-candidato pelo PP, não sou mais. Eu peço que retirem o meu nome das pesquisas porque não sou mais candidato a coisa nenhuma’, disse Datena.
Pelo Democratas (atual União Brasil), o jornalista era pré-candidato ao Senado nas eleições de 2018. Ele apareceu ao vivo no seu programa de TV e, mais uma vez, comunicou a desistência ao vivo, no dia 9 de julho daquele ano, uma semana após o fim do prazo estipulado pelo TSE. ‘Achei que não era a hora de participar dessa política do jeito que ela está aí’, afirmou.
Filiado ao MDB, José Luiz Datena era pré-candidato a vice-prefeito de São Paulo na chapa do então prefeito Bruno Covas (PSDB), que disputava a reeleição. O apresentador também fez o anúncio ao vivo em seu programa no dia 11 de agosto de 2020, data limite estipulada pelo TSE, e alegou que desistiu para atender a um pedido da emissora. Naquele ano, a data limite para aparecer em programa de TV havia mudado porque as eleições ocorreram em novembro por causa da pandemia da Covid-19.
Última Eleição de Datena e o Futuro Incerto
Na última eleição, quando estava no PSC, Datena desistiu de concorrer ao Senado no dia 30 de junho — data limite para aparecer em programas de TV. Mais uma vez, apareceu em seu programa, o que o desabilitou para a disputa. ‘A política não é meu espaço natural. É possível eu lutar pelo bem comum em muitas arenas que existem aí. Estarei sempre com meu público’, completou.
Larissa Rodrigues: Datena deixa PSDB em beco sem saída | BASTIDORES CNN Pré-campanha Em maio, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, disse à CNN que Datena seria pré-candidato pelo partido, o que veio a se confirmar no mês seguinte. Na ocasião, o jornalista afirmou que iria ‘até o fim’ na disputa. A incerteza sobre a desistência de Datena neste ano vem desde os três adiamentos de suas agendas públicas. Primeiro, o início foi marcado para 8 de julho e, posteriormente, cancelado. Depois…
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo