Aprovada chapa de vereadores com 55 candidatos, colegiado nacional, estatuto da Federação, movimento de um.
Um dia antes da convenção, o conselho nacional da federação PSDB-Cidadania aprovou, nesta sexta-feira (26), por unanimidade, a candidatura do apresentador Datena à Prefeitura de São Paulo. Foi também aprovada a lista de vereadores, que contará com 55 candidatos. A decisão é crucial, conforme previsto no estatuto da federação.
Enquanto isso, os eleitores aguardam ansiosos para saber mais sobre as propostas de campanha de José Luiz Datena. O apresentador, conhecido por sua atuação na televisão, agora enfrenta o desafio de conquistar o voto popular e liderar a maior cidade do Brasil. A jornada política de Datena promete ser repleta de emoções e debates acalorados.
Datena: Candidatura e Decisões
O estatuto estabelece que em cidades com mais de 200 mil eleitores, como é o caso da capital paulista, a aprovação de candidatos e coligações deve ser submetida ao colegiado nacional. São Paulo conta com 9,3 milhões de eleitores. Essa decisão ocorre em meio a um movimento de uma ala do PSDB contra a candidatura de José Luiz Datena. O ex-presidente do partido na capital paulista, Fernando Alfredo, anunciou sua pré-candidatura na quinta-feira (25).
Milton Leite declara que não buscará reeleição após 7 mandatos consecutivos como vereador em SP. Datena deve buscar antagonismo com Nunes para conquistar votos na periferia. O ex-presidente do PSDB em SP deseja realizar prévias com Datena: ‘Tenho direito de ser candidato’. Segundo o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, a convenção municipal do PSDB neste sábado (27) será para confirmar o candidato a vice-prefeito na chapa, cujo nome será divulgado por Datena.
O evento terá início às 10h, no auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Fernando Alfredo judicializou o caso e solicita a realização de prévias para a escolha do candidato. Datena deixou o PSDB em uma situação complicada. Será a primeira vez que o apresentador concorrerá a um cargo na política. Em quatro eleições anteriores, ele manifestou interesse, mas desistiu antes de ser oficializado.
Em 2016, Datena cogitou concorrer a prefeito de São Paulo pelo PP. Em 2018, considerou a candidatura ao Senado por São Paulo, pelo antigo Democratas, hoje União Brasil. Em 2020, pensou em ser vice-prefeito de São Paulo, pelo MDB. E em 2022, a possibilidade era de ser senador por São Paulo, pelo antigo PSC, que foi incorporado ao Podemos. Ao lançar sua pré-candidatura nas eleições deste ano, Datena afirmou que iria ‘até o fim’.
Entenda o significado da zerésima e sua relevância para a segurança da votação. José Luiz Datena é uma figura central nas discussões políticas em São Paulo. A presença do colegiado nacional, o estatuto do partido e o movimento de um grupo interno do PSDB são elementos que moldam o cenário eleitoral na capital paulista. Datena surge como uma peça-chave nesse tabuleiro político em constante movimento.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo