Encontro sobre conectividade nas escolas ocorre na quinta-feira, 5 de dezembro, com transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube, para auxiliar redes dos 3 mil municípios selecionados pelo Fundo Universalização, com foco na Educação Básica e serviços de telecomunicação.
O Ministério da Educação (MEC) está se preparando para participar de uma videoconferência importante sobre o Fust, que visa esclarecer as orientações para o recebimento dos serviços relacionados ao benefício fiscal. Essa iniciativa é uma oportunidade para que os profissionais da educação básica sejam informados sobre como acessar os recursos disponíveis.
A videoconferência também abordará o papel do Fundo Universalização Serviços Telecomunicação no contexto do Fust, destacando a importância da universalização dos serviços de telecomunicação para a educação básica. Além disso, os participantes terão a chance de esclarecer dúvidas sobre como acessar os recursos do Fundo Universalização e como eles podem ser utilizados para melhorar a qualidade da educação. É fundamental que os profissionais da educação estejam cientes dessas oportunidades para que possam aproveitar ao máximo os recursos disponíveis.
Conectividade nas Escolas: O Papel do Fust
A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) realizará um encontro importante na próxima quinta-feira, 5 de dezembro, às 15h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube e no Conviva Educação. O foco estará no Fundo Universalização Serviços Telecomunicação (Fust), um projeto de conectividade integrado à Estratégia Nacional Escolas Conectadas (Enec), que já contemplou unidades escolares de cerca de 3 mil municípios.
O objetivo do Fust é expandir e melhorar as redes e serviços de telecomunicações, reduzindo desigualdades regionais. Isso é alcançado permitindo que as operadoras de telecomunicação, em vez de efetuarem o pagamento direto ao fundo, comprometam-se a prestar serviços de internet e wifi para as escolas públicas conectadas. O Fundo Universalização Serviços Telecomunicação (Fust) é um componente crucial nesse processo.
Benefícios para as Escolas
As instituições selecionadas estão aptas a receber serviços de implementação e manutenção de conectividade, incluindo serviços de internet na velocidade adequada para uso pedagógico, rede interna de wifi em todos os ambientes, além de suporte técnico pelo prazo de 24 meses, sem custos para a Secretaria de Educação e para as unidades escolares. Isso é um grande avanço para a Educação Básica no país.
O Fundo Universalização Serviços Telecomunicação (Fust) é um exemplo de como a União pode trabalhar em conjunto com as operadoras de telecomunicação para melhorar a infraestrutura de conectividade nas escolas. A Estratégia Nacional Escolas Conectadas (Enec) é um marco importante nesse processo, e o Fust é um componente fundamental para alcançar os objetivos dessa estratégia.
Próximos Passos
As visitas técnicas já começaram, e os serviços serão implementados gradualmente, seguindo os cronogramas definidos pelas operadoras de telecomunicações. Não há necessidade de adesão adicional ou de qualquer outra ação, basta aguardar a visita do técnico. Para mais informações e dúvidas, os gestores e as secretarias de educação podem entrar em contato com a Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação pelo e-mail ou pelos telefones e 0800-616161.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo