Verificar situação da declaração de imposto de renda no sistema: prazo, consulta, liberação, pendências, CPF, ano, exercício, data de nascimento, portal Gov.br, status, multa mínima, imposto devido, divergências, retificar, erros, nível prata/ouro.
A Receita Federal iniciará o pagamento dos lotes de restituição do Imposto de Renda 2024 em 31 de maio, data limite para a entrega da declaração.
É importante ficar atento ao prazo para restituição de impostos e garantir que o reembolso seja feito corretamente, evitando problemas futuros com o pagamento de impostos.
Consultar a Restituição do Imposto de Renda
Para verificar se irá devolver o dinheiro no primeiro lote, o contribuinte precisará aguardar a liberação da consulta pelo fisco, prevista para 24 de maio, uma semana antes do prazo do pagamento. A fim de consultar o reembolso de impostos, acesse o site Meu Imposto de Renda e, na relação de serviços, clique em ‘Consultar a Restituição’. Para a consulta simples, acesse este link e insira o CPF, ano do exercício da declaração (2024) e a data de nascimento. Para informações mais detalhadas, acesse o portal e-Cac. Lá, é possível verificar o status da declaração, identificar pendências ou divergências e se a declaração está na ‘malha fina’. Além disso, no e-Cac, é viável realizar a retificação de possíveis erros na declaração. É necessário possuir uma conta de nível prata ou ouro no Gov.br para acessar o e-Cac.
Prazo para Entregar a Declaração e Multa Mínima
O que ocorre com quem ultrapassa o prazo para entregar a declaração? Aqueles que não submetem a declaração dentro do prazo podem receber uma multa mínima de R$ 165,74, variando de 1% a 20% do imposto devido por cada mês de atraso. Declarar imposto de renda não é uma tarefa complicada. Consulte todas as informações necessárias sobre a Declaração de Imposto de Renda deste ano aqui.
Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2024
1º lote de restituição – 31 de maio
2º lote de restituição – 28 de junho
3º lote de restituição – 31 de julho
4º lote de restituição – 30 de agosto
5º lote de restituição – 30 de setembro
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo