Alimento de casca dura marrom, encontrado em supermercados, é rico em benefícios à saúde e tem consistência única, podendo ser usado como farinha de bolo.
Quando se trata de frutas exóticas, é comum encontrar opções que chamam a atenção por sua aparência única. O jatobá é um exemplo disso, com sua casca marrom escura e formato meio comprido e achatado. Embora seja um alimento relativamente desconhecido para muitas pessoas, é definitivamente um item que vale a pena conhecer melhor.
Além do jatobá, existem outras frutas que compartilham características semelhantes, como o jutaí, que também é conhecido por sua casca dura e sabor único. Experimentar novos sabores pode ser uma ótima maneira de descobrir novas paixões culinárias. E, quem sabe, você pode acabar se tornando um fã do jatobá e de outras frutas exóticas que ainda não conhece. A aventura gastronômica está apenas começando!
O Jatobá: Um Fruto Exótico e Nutritivo
O jatobá, também conhecido como jutaí, é um fruto típico do cerrado brasileiro e da Mata Atlântica. Embora sua aparência não seja muito atraente, ao quebrar a casca dura do fruto, é possível encontrar uma polpa de cor amarelada e esfarelenta, que gruda nos dentes e no céu da boca. Além da consistência única, o jatobá possui um sabor docinho e um odor característico que divide muitas opiniões.
O jatobá é um fruto excluído do cardápio cotidiano de muitas pessoas, o que faz dele uma planta alimentícia não convencional (PANC). No entanto, ele possui partes comestíveis com um interessante valor nutricional e de baixo custo. A coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), Vanessa Zanoni Carvalhaes, explica que o jatobá é rico em vitamina C, oferecendo propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Benefícios do Jatobá
Além disso, o jatobá reduz a absorção de açúcares e gorduras, contribui para a saciedade, melhora o funcionamento intestinal e ainda auxilia na diminuição do colesterol. Os compostos antioxidantes presentes no jatobá também são importantes na proteção de nossas células contra os efeitos danosos causados pelos radicais livres, prevenindo doenças cardiovasculares e fortalecendo a resposta imunológica. Sua polpa também é fonte de minerais como magnésio, cálcio, fósforo e potássio.
O jatobá é muito utilizado como uma espécie de farinha nutritiva em preparações culinárias, como bolos, pães e biscoitos. Devido ao sabor adocicado e aromático, ele também pode ser acrescentado em geléias, licores, iogurtes e sucos, ou ser consumido junto com outras frutas. A nutricionista Neide Rigo, que é referência em PANCs no Brasil, ensina outra sugestão fácil de consumo do jatobá. Ela mostra que é possível ‘empanar’ uma banana na farinha do fruto, fatiá-la e comê-la como um delicioso lanchinho.
Consumindo o Jatobá de Forma Criativa
Embora não seja consumida diretamente, a casca dura do jatobá também apresenta composição rica em nutrientes. Portanto, muitas pessoas a utilizam no preparo de chás para usufruir de suas propriedades farmacológicas, relacionados ao combate de anemias, problemas renais, entre outros. O jatobá é um fruto que pode ser consumido de diversas maneiras, desde puro até em preparações culinárias criativas. Além disso, ele é uma excelente opção para quem busca uma fonte de nutrientes naturais e de baixo custo.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo