Seis países africanos, um europeu e um asiático confirmaram casos da nova variante MPX. Suécia foi o primeiro país europeu a confirmar.
Pelo menos seis países do continente africano e um país europeu já registram casos da nova variante 1b da MPX. Na África, os países são: República Democrática do Congo, Uganda, Ruanda, Burundi, Quênia e Costa do Marfim. Um dia após o decreto, a Suécia confirmou o primeiro caso da nova variante fora do continente africano.
Além disso, a nova variante da MPX está se espalhando rapidamente, levando autoridades de saúde em todo o mundo a tomarem medidas preventivas. A variante da MPX preocupa especialistas devido à sua capacidade de transmissão e resistência a certos tratamentos. A situação exige uma resposta rápida e coordenada para conter a propagação da variante e proteger a população.
MPX: Nova Variante da MPX na Suécia
Autoridades sanitárias suecas divulgaram que o paciente contraiu a doença durante sua estadia na África e estava sob cuidados médicos. A situação levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a decretar emergência em saúde global, devido ao perigo de propagação mundial e uma possível nova pandemia. Esse é o alerta máximo da entidade.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, enfatizou que a confirmação do caso ressaltava a importância de todos os países afetados pela doença unirem esforços no combate ao vírus.
Encorajamos todos os países a intensificar a vigilância, compartilhar informações e a colaborar para entender melhor a transmissão, disponibilizar recursos como vacinas e aplicar as lições aprendidas em emergências de saúde pública anteriores, afirmou em sua rede social.
MPX: Tailândia Confirma Primeiro Caso da Nova Variante
O Ministério da Saúde Pública da Tailândia anunciou o primeiro caso da nova variante no país, o segundo fora do continente africano. O paciente, um homem de 66 anos, viajou recentemente pela África e retornou à Tailândia, onde foi hospitalizado após apresentar sintomas compatíveis com a mpox.
Uma equipe de vigilância tailandesa identificou 43 pessoas que estiveram em contato próximo com o paciente, incluindo indivíduos que também estiveram na África, e recomendou que fiquem atentos a possíveis sintomas nos próximos 21 dias.
Se algum sinal da doença surgir, o ministério orienta buscar assistência médica. Brasil Na quarta-feira (21), o Ministério da Saúde informou que não há registros da nova variante da mpox no Brasil. Dados oficiais revelam que o país confirmou 791 casos da doença em 2024, todos da variante 2b.
A prioridade agora é reforçar a vigilância para garantir respostas rápidas e eficazes, ressaltou o comunicado. Na semana passada, o governo brasileiro estabeleceu um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para coordenar as ações de combate à mpox no país.
Desde a primeira emergência declarada em 2022, a vigilância para mpox permanece como prioridade. O total de 791 casos notificados este ano é considerado ‘significativamente menor’ em comparação com os mais de 10 mil casos registrados em 2022, durante o pico da primeira emergência da doença.
Desde 2022, foram registrados 16 óbitos por mpox, sendo o mais recente em abril de 2023. Argentina Esta semana, autoridades sanitárias argentinas colocaram em quarentena um navio que partiu do Brasil após um dos tripulantes apresentar sintomas compatíveis com mpox.
O Ministério da Saúde argentino informou que a embarcação, de bandeira liberiana, partiu de Santos.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo