Modalidades essenciais para qualidade de vida na terceira idade: atividade física aeróbica, fator de menor risco de sarcopenia e doenças cardiovasculares.
Para assegurar um envelhecimento saudável, é fundamental manter-se ativo e praticar atividade física regularmente. A adoção de um estilo de vida saudável, que inclua uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos, contribui significativamente para a qualidade de vida na terceira idade. Além disso, manter-se ativo pode ajudar a prevenir doenças crônicas e melhorar a saúde mental.
É importante lembrar que o envelhecimento saudável não se resume apenas à prática de exercícios físicos, mas também envolve cuidados com a saúde emocional e social. Encontrar atividades que proporcionem prazer e bem-estar, como a prática de hobbies ou a convivência com amigos e familiares, é fundamental para um envelhecimento ativo e pleno. Portanto, não deixe de incluir em sua rotina momentos de lazer e descontração, pois eles são essenciais para uma vida saudável e feliz.
Envelhecimento saudável: a importância dos exercícios físicos
De acordo com o Ministério da Saúde, ser mais ativo na terceira idade pode trazer benefícios como aumentar a energia, a disposição, a autonomia e a independência para realizar as atividades do dia a dia, além de contribuir para a maior socialização. Além disso, a atividade física pode contribuir para um envelhecimento com maior qualidade de vida, com menos dores nas articulações, nas costas e menor risco de sarcopenia, condição caracterizada pela perda de massa e força muscular.
De forma geral, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que os idosos realizem, pelo menos, de 150 a 300 minutos por semana de atividade física aeróbica de moderada intensidade; ou, pelo menos, de 75 a 150 minutos por semana de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade. Mensagens de WhatsApp ajudam idosos atendidos pelo SUS a sair da depressão. Estilo de vida saudável pode reduzir risco genético de morte em 62%, diz estudo. Subir escadas pode ajudar na longevidade, mostra estudo.
No entanto, Marco Túlio, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, ressalta que, para usufruir desses benefícios, é interessante praticar a atividade física ao longo da vida e manter essa prática na terceira idade. A atividade física tem vários benefícios importantes. Uma delas é o fortalecimento da saúde óssea, especialmente quando é praticada ao longo da vida, afirma Túlio. Ao envelhecermos, passamos por um declínio da densidade do osso. Com a prática de exercícios físicos, é possível reduzir o ritmo dessa perda da massa óssea, reduzindo o risco de osteoporose, por exemplo. Isso também vale para a sarcopenia, acrescenta. Além disso, a atividade física ao longo da vida e na terceira idade também pode ajudar a evitar o declínio cognitivo e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Praticar exercícios físicos é muito importante para o cérebro por oferecer um efeito protetor contra a demência. Além disso, existe uma relação forte da atividade física com a saúde cardiovascular, então, quanto mais cedo a pessoa começar a fazer atividade física, menor o risco de infarto, angina, AVC e outras complicações cardiovasculares, completa o especialista. Qual o melhor exercício para um envelhecimento saudável? Conheça boas opções. Segundo Marco Túlio, entre os melhores exercícios físicos para envelhecer com saúde estão o aeróbico (como caminhada ou corrida), a musculação e os exercícios de flexibilidade. Os exercícios resistidos, como a musculação, são benéficos para o fortalecimento da musculatura, enquanto os de flexibilidade previnem o encurtamento muscular. Já para o cérebro, é importante um mix de todas essas atividades, afirma. A seguir, entenda, com mais detalhes, os benefícios desses tipos de atividade e como praticá-las com cuidado na terceira idade.
Envelhecimento saudável: a importância dos exercícios físicos na terceira idade
Na musculação, a fisioterapeuta Luciana Mastandrea, professora e mestra do Instituto Biodelta, especializado na aplicação de treinamento resistido, explica que é possível controlar as sobrecargas de.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo