Limpeza rápida e prática de fones de ouvido após exercícios remove sujeira, suor e resíduos de protetor, incluindo cera de ouvido, especialmente após academia.
É comum sentir um certo desconforto quando alguém compartilha seu fone de ouvido sem antes realizar uma boa limpeza. Afinal, quem gosta de usar um acessório que pode estar sujo ou suado por dentro? 🦠 Os fabricantes recomendam que os fones sejam mantidos sempre limpos e higienizados, o que pode ser feito de forma rápida e simples.
Além disso, é importante realizar uma faxina regular nos fones de ouvido para evitar a acumulação de sujeira e bactérias. Isso pode ser feito com um pano macio e um pouco de água, sem esquecer de realizar uma manutenção periódica para garantir que o som continue de alta qualidade. Lembre-se de que a limpeza é fundamental para manter os fones em boas condições. E, claro, é sempre melhor evitar compartilhar seu fone de ouvido com outras pessoas, pois é um item pessoal e íntimo. A higienização é a chave para um uso seguro e saudável.
Manutenção e Limpeza de Fones de Ouvido
A limpeza regular dos fones de ouvido é fundamental para garantir a qualidade do som e prolongar a vida útil do produto. De acordo com as instruções fornecidas pela Apple, Bose, JBL e Samsung, a faxina deve ser feita sempre que você perceber um acúmulo de sujeira nos fones e nos estojos de armazenamento. Além disso, a limpeza também é recomendável após qualquer prática de exercícios, por conta de suor, dos resíduos de protetor solar e de outros produtos.
A cera de ouvido é outro fator que pode afetar a qualidade do som dos fones. Ela pode entrar nas borrachinhas dos modelos intra-auriculares e nas malhas metálicas que protegem o local de onde sai o som. Cada fone tem uma instrução específica para limpeza, que varia de produto para produto. Sempre verifique o manual antes de realizar o procedimento.
Limpeza de Fones Pequenos ‘In-Ear’
Os fones do tipo ‘in-ear’ que entram no canal auricular ficam expostos ao suor e à cera de ouvido, acumulando resíduos nas ponteiras de silicone, nas malhas de metal que protegem a saída de som e no próprio estojo de armazenamento. Para limpar esses fones, siga os passos abaixo:
* As ponteiras de silicone devem ser removidas e podem ser lavadas com água corrente, sem sabão. Cuidado para não deixar cair no ralo.
* O local da saída de som dos fones é protegido por uma malha de metal. Nessa parte, dá para passar um cotonete seco para remover excessos de cera e poeira, com cuidado.
* Caso a haste tenha alguma sujeira visível, a microfibra pode ser levemente umedecida com álcool isopropílico para higienizar essa parte.
* O estojo carregador também pode ser limpo com um pano úmido com álcool isopropílico, tomando cuidado com os contatos de carregamento dentro da caixinha.
* Após a limpeza, deixe secar bem antes de usar os fones de novo.
Limpeza de AirPods
A Apple recomenda seguir instruções mais específicas para a limpeza dos AirPods e AirPods Pro. Na parte da limpeza das malhas, a companhia indica usar uma escova de dentes macia umedecida em água micelar. A fabricante indica o uso de água micelar que contenha os ingredientes ‘glicerídeos caprílicos/cápricos PEG-6’. Essa informação está no rótulo do produto.
Os demais passos para limpeza são:
* As partes com malhas devem ser escovadas por 15 segundos com a água micelar, secas em uma toalha de papel, em um processo que deve ser repetido por três vezes.
* Lave a escova e umedeça em um copo com água destilada, repetindo as escovações leves, secando e repetindo por três vezes.
* Após o processo, a Apple recomenda deixar os fones secando por duas horas antes de voltarem para o estojo.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo