No Brasil, um estudo mostra que dormir junto com amados melhora a noite de sono. Benefícios: pessoas queridas, maior tranquilidade, melhor controle sobre apneia, laço de afeto, hormônios importantes, melhor regulamento de comportamento e neurotransmissão. (149 caracteres)
Antes de procurar soluções para dormir, lembre-se de que a chave para noites tranquilas pode estar perto de quem se ama. Um estudo feito por especialistas da Universidade do Arizona (EUA) revelou que uma prática muito simples e afetuosa pode aprimorar significativamente o seu descanso: dormir perto de quem se ama.
Além disso, vale ressaltar que dormir junto com a pessoa amada pode ser uma alternativa reconfortante para momentos de descontração, como acampar. Aproveite esses momentos especiais com quem se ama e desfrute de uma conexão única e revigorante. Dormir perto de quem se ama é uma maneira simples e eficaz de melhorar a qualidade do seu sono e fortalecer os laços afetivos.
Benefícios de Dormir Perto de Quem se Ama
Segundo a pesquisa, adormecer com a pessoa amada faz com que as pessoas tenham um sono de maior qualidade se comparadas com aquelas que dormem sozinhas. Essas pessoas tiveram menos risco de insônia, menor fadiga, menores chances de apneia, dormiram por mais tempo e pegaram no sono mais rápido. Outros efeitos benéficos também foram observados para a saúde geral, incluindo diminuição das sensações de depressão, ansiedade, estresse e maior felicidade nos relacionamentos.
Estudo sobre Dormir Junto com Quem se Ama
Apesar dos benefícios relatados pela pesquisa em se dormir com um parceiro, apresentada na Academia Americana de Medicina do Sono e da Sociedade de Pesquisa do Sono, nos Estados Unidos, outras formas não se mostraram tão benéficas assim. O estudo, focado em dados de cerca de 1.000 adultos que vivem no sudeste da Pensilvânia, descobriu que aqueles que frequentemente partilhavam a cama com uma criança relataram maiores níveis de insônia, menos controle sobre o sono e pareciam ter um maior risco de apneia.
Importância do Afeto na Qualidade do Sono
Por que dormir perto de quem se ama é bom para o sono? A pesquisa é limitada e não indica uma conclusão dos mecanismos que causam esses benefícios relatados. Porém, algumas explicações podem ser obtidas por meio da análise do que essa relação significa para o conforto e para a liberação de hormônios importantes no corpo. A ciência já sabe que quando estamos próximos da pessoa amada o corpo libera substâncias que promovem relaxamento, bem-estar e sono.
A ocitocina, por exemplo, conhecida como o ‘hormônio do amor’, tem um papel importante nesse caso. Estudos evolucionários mais recentes indicam a atividade da ocitocina na formação dos laços de afeto entre pessoas amadas e também nas relações amorosas. Quanto mais alto os níveis do hormônio no sangue, maior é a sensação de bem-estar e felicidade. Isso pode favorecer um sono mais tranquilo e relaxante.
Além da ocitocina, substâncias como serotonina e dopamina podem estar relacionadas. A primeira é um neurotransmissor associado à felicidade e ao bem-estar, o que ajuda a nos sentirmos mais estáveis no relacionamento. Já a segunda ajuda na sensação de recompensa e prazer – e sua presença é notável na companhia da pessoa amada.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo