De acordo com Freire Gomes, ex-presidente recomendou decretar estado de defesa, estado de sítio e GLO, citando as diversas hipóteses de utilização de institutos jurídicos.
📲 Não perca as novidades do A10+ no Instagram, Facebook e Twitter. O ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes revelou à Polícia Federal que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria tentado articular um golpe após as eleições de 2022, discutindo medidas extremas como a decretação de estado de defesa, estado de sítio e o emprego da operação da Garantia da Lei da Ordem (GLO) como possíveis estratégias.
Em meio a crescentes preocupações com um possível plano golpista, as autoridades estão atentas às movimentações do ex-presidente. É fundamental investigar e impedir qualquer tentativa de subversão da ordem democrática no país.
Novas revelações sobre a oposição a planos golpistas
Freire Gomes foi contra a ideia do ex-presidente e ameaçou prendê-lo caso seguisse adiante com o intento.
O R7 tenta contato com a defesa de Bolsonaro.À Polícia Federal, o ex-chefe do Exército disse ter participado de reuniões no Palácio da Alvorada depois das eleições de 2022 nas quais ‘o então presidente Jair Bolsonaro apresentou hipóteses de utilização de institutos jurídicos como GLO, estado de defesa e estado de sítio em relação ao processo eleitoral’.
Jair Bolsonaro Fábio Rodrigues / Agência Brasil De acordo com Freire Gomes, em uma das reuniões ‘o então presidente Jair Bolsonaro apresentou uma versão do documento com a decretação do estado de defesa e a criação da Comissão de Regularidade Eleitoral para ‘apurar a conformidade e legalidade do processo eleitoral”.O ex-comandante do Exército declarou à PF, ainda, ‘que sempre deixou evidenciado ao então presidente da República Jair Bolsonaro que o Exército não participaria na implementação desses institutos jurídicos visando reverter o processo eleitoral’.Nesta sexta-feira (15), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes retirou o sigilo dos depoimentos de militares e civis no inquérito que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado durante o governo de Jair Bolsonaro.
Fonte: R7
Fonte: © A10 Mais
Comentários sobre este artigo