ouça este conteúdo
Fim da Data Fifa antes do jogo dia 13, mas regulamento da Copa América é obstáculo determinante sobre isso.
O Flamengo estava com um projeto em mente: alugar um avião particular e trazer os seus atletas convocados para o confronto contra o Grêmio, no dia 13, a fim da Data de reduzir em uma rodada os diversos desfalques que terá no Brasileirão durante a Copa América.
A equipe rubro-negra do Rio de Janeiro estava determinada a garantir a presença dos seus jogadores no duelo contra o Grêmio. O Flamengo carioca buscava maneiras criativas de contornar a situação e manter a força do seu time em campo.
Flamengo: Desafios da Data Fifa e da Copa América
A diretoria rubro-negra contava com o fim da Data Fifa em 11 de junho para realizar sua estratégia. O objetivo era trazer os uruguaios Arrascaeta, De la Cruz, Viña e Varela, juntamente com o chileno Pulgar, para o Rio de Janeiro antes da partida. O Flamengo enfrentou uma situação complicada ao ser multado pela Conmebol devido ao uso de 34 bombas pela torcida contra o Bolívar, o que acarreta em riscos para o time.
A questão que se coloca é: se a Data Fifa termina dois dias antes do jogo e as seleções devem chegar aos Estados Unidos pelo menos quatro dias antes do início da Copa América, que começa em 20 de junho, por que o plano do Flamengo não será viável? A resposta está no Regulamento sobre Status e Transferência de Jogadores (RSTP) da Fifa.
De acordo com o anexo ‘Liberação de Jogadores para Times da Associação’ (seleções), o parágrafo 7 do artigo ‘Princípios para o Futebol Masculino’ estabelece que os jogadores devem iniciar a viagem para suas seleções na segunda-feira da semana anterior ao início da competição relevante. Isso implica que, devido à Copa América começar em 20 de junho, os jogadores deveriam ter iniciado suas viagens até 10 de junho, dentro da outra Data Fifa que se encerra em 11 de junho.
Diante desse cenário, as seleções estão emendando um período no outro para cumprir as exigências da Fifa. O Uruguai, por exemplo, dividiu seu elenco em grupos para os amistosos contra Costa Rica e México, visando selecionar os jogadores finais. O Flamengo, para ter seus jogadores disponíveis contra o Grêmio, precisaria negociar com as seleções. Embora os jogadores tenham concordado em viajar sabendo da possibilidade de retorno, Uruguai e Chile não aceitaram a proposta.
Caso Uruguai ou Chile avancem até a semifinal da Copa América, o Flamengo poderá sofrer desfalques em até nove jogos do Campeonato Brasileiro. Além disso, o time tem dois jogadores na lista de espera da seleção brasileira. Após a vitória sobre o Vasco, o elenco rubro-negro ganhou três dias de folga e retorna aos treinos no Ninho do Urubu na quinta-feira, enquanto Tite terá que tomar decisões difíceis em relação aos convocados.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo