Ministério da Saúde encerra evento no Rio com propostas de ações em rede e parcerias comunitárias para melhorar a saúde nas periferias.
Neste sábado (22), o Ministério da saúde finalizou o Encontro Nacional de Observatórios de Saúde nos Territórios de Periferia com a exposição de sugestões destinadas ao fortalecimento das iniciativas de saúde nessas regiões.
O evento destacou a importância de promover o bem-estar e a qualidade de vida por meio de políticas públicas eficazes na área da medicina. Cuidar da saúde da população é essencial para garantir um futuro mais promissor para todos.
Saúde e Bem-Estar: Fortalecendo a Comunicação nas Periferias
saúde; e bem-estar são temas centrais em encontros que promovem trocas de experiências e diálogos entre representantes de diversas organizações e coletivos. O evento no Rio de Janeiro destacou a importância da comunicação efetiva para fortalecer a rede de comunicação nas periferias, tornando-a mais acessível e direta. Valcler Fernandes, assessor especial para a Saúde nos Territórios de Periferias, ressaltou o potencial dessas áreas para fortalecer políticas públicas de Saúde com equidade. A presença da ministra Nísia no evento reforçou o compromisso do Ministério da Saúde com essa pauta.
Medicina e Cuidados: Construindo Políticas Públicas de Saúde
saúde; e cuidados são fundamentais para enfrentar desigualdades e fortalecer políticas públicas de Saúde. O encontro enfatizou a importância de envolver os atores sociais dos territórios para efetivar propostas coletivas. Os resultados serão levados ao Conselho Nacional de Saúde e outras instâncias de participação social para garantir a continuidade das ações. Uma rede de comunicação permanente será mantida para engajar os coletivos envolvidos.
Saúde e Participação Social: Inclusão e Diversidade nas Políticas de Saúde
saúde; e participação social foram temas abordados durante o evento, que contou com a presença de representantes de diversas secretarias e órgãos governamentais. A diversidade de participantes evidenciou o compromisso da gestão em aprimorar as políticas de Saúde de forma integrada e inclusiva. Os encaminhamentos discutidos incluíram parcerias comunitárias, agentes de comunicação em Saúde e propostas para uma política integral de saúde das periferias.
Saúde e Comunicação: Promovendo a Saúde nas Periferias
saúde; e comunicação foram temas centrais nas propostas discutidas, que visam promover a saúde popular e disseminar informações nas comunidades. A implementação de um comitê de interlocução nacional e a criação de uma política integral de saúde das periferias foram sugeridas para fortalecer as ações de base de Saúde. A realização de uma conferência nacional e uma programação de comunicação de jovens periféricos também foram propostas para incentivar a participação ativa das comunidades.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo