Cirurgias e consultas serão feitas nos hospitais estaduais da rede pública, seguindo o cronograma de cada região de saúde, incluindo mutirão de cirurgias e lente intraocular.
O A10+ está presente nas redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter. Iniciou-se no Piauí o maior programa de intervenções para pacientes com catarata já visto no Estado. A Sesapi planeja realizar mais de 28 mil cirurgias e 35 mil consultas até o final de 2024, visando beneficiar pessoas de todas as regiões do estado. A catarata é uma condição que causa opacidade na visão e pode afetar a qualidade de vida do paciente.
O procedimento cirúrgico para o tratamento da catarata é seguro e eficaz, devolvendo a qualidade visual aos pacientes. É importante buscar ajuda médica especializada ao perceber os sintomas relacionados à catarata, para que seja possível realizar o procedimento cirúrgico no momento adequado. A qualidade de vida dos pacientes pode ser significativamente melhorada com a realização da cirurgia de catarata.
Cirurgias de catarata: procedimento cirúrgico para devolver a visão
É ocasionada, principalmente, em decorrência da idade e o tratamento se dá por meio de procedimento cirúrgico, no qual o cristalino opaco é removido e em seu lugar é colocada uma lente intraocular, devolvendo a visão com nitidez.
Mutirão de cirurgias de catarata viabilizado pelo Governo do Piauí
Governo do Piauí vai realizar mais de 28 mil cirurgias de catarata em 2024 Reprodução. ‘Com esse mutirão vamos dar vazão às demandas de cirurgias de catarata existentes no estado contemplando os 224 municípios, das 12 regiões de saúde’, explica o secretário da Saúde, Antônio Luiz. As cirurgias e consultas serão realizadas nos hospitais da rede pública estadual e seguem cronograma de cada região de saúde.
Todos os procedimentos já foram aprovados em Comissão Intergestora Bipartite (CIB). Pacientes da região de Corrente e Bom Jesus (território Chapada das Mangabeiras) foram os primeiros beneficiados com o mutirão.
Iniciativa beneficia população com lentes intraoculares e gestão de Média e Alta Complexidade
As triagens ocorreram no início de março e as cirurgias foram realizadas nos hospitais João Pacheco Cavalcante e Manoel de Sousa Santos entre 13 e 21 de março, beneficiando 1.700 pacientes. ‘Essas cirurgias vão levar mais qualidade de vida à nossa população. É um esforço concentrado realizado pelo Governo do Piauí, que beneficiará pacientes de todos os municípios do nosso estado’, afirma o superintendente de Gestão de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo. Fonte: Portal A10+
Fonte: © A10 Mais
Comentários sobre este artigo