Substituição de 1.500 equipamentos de rede de internet no núcleo do estado para Teles Saúde: teleconsultas, telediagnósticos e teleatendimento pós-enchente.
A secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, mencionou que o governo federal está implementando a saúde digital em São Paulo para melhorar o acesso aos serviços de saúde por meio da tecnologia. A iniciativa visa modernizar os sistemas de atendimento e garantir uma assistência mais eficiente e ágil para a população.
Além disso, a saúde eletrônica tem se mostrado uma aliada importante no monitoramento de doenças crônicas e na promoção de hábitos saudáveis. Com a crescente demanda por soluções inovadoras, a saúde online tem se destacado como uma ferramenta essencial para a melhoria do sistema de saúde no país, proporcionando maior acessibilidade e qualidade nos serviços prestados.
Avanços na Saúde Digital e a Importância da Tecnologia na Saúde
Durante uma conversa com o Núcleo de Telessaúde da UFRGS, foi destacada a relevância da expansão do apoio para promover mais ações relacionadas à saúde digital. A secretária ressaltou que os núcleos de Telessaúde em todo o país, incluindo o do Rio Grande do Sul, estão colaborando para oferecer serviços como teleconsultas, telediagnósticos e outras formas de atendimento eletrônico.
A presença da Força Nacional para realizar atendimentos é fundamental, especialmente considerando a necessidade crescente de cuidados com a saúde mental a longo prazo, que pode ser atendida por meio do teleatendimento. A interação entre os diversos núcleos de Telessaúde e a oferta de serviços online são essenciais para garantir um suporte abrangente à população.
Na Feira Hospitalar 2024, a secretária enfatizou que a saúde digital abrange uma variedade de tecnologias emergentes utilizadas em diferentes aspectos da assistência à saúde, pesquisa e na indústria da saúde. A transformação digital do SUS tem como foco principal a população, buscando torná-la usuária orientada e proporcionar um cuidado integral e contínuo com o auxílio da tecnologia.
Um exemplo prático dessa abordagem é o aplicativo Meu SUS Digital, que está sendo desenvolvido para se tornar o prontuário do paciente, permitindo acesso a documentos de saúde, agendamentos, exames, informações sobre transplantes, medicamentos e muito mais. Essa evolução requer uma reestruturação do processo de atenção à saúde e da arquitetura da saúde pública para garantir sua efetividade e alcance.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo