Ministro levará propostas de ajustes fiscais ao presidente para revisão do arcabouço fiscal e orçamentário visando crescimento real.
O secretário da Economia, Carlos Silva, afirmou hoje que possíveis alterações nas políticas orçamentárias para os setores de infraestrutura e tecnologia não terão impacto negativo para os trabalhadores dessas áreas. É esperado que o secretário apresente em breve ao governador João Doria (PSDB) uma sugestão que estabelece um teto para o crescimento real dos investimentos nessas duas áreas, visando alinhá-las com as diretrizes econômicas vigentes.
As transformações propostas pelo governo visam otimizar a alocação de recursos e garantir a sustentabilidade financeira a longo prazo. É fundamental que as modificações sejam implementadas de forma gradual e transparente, de modo a promover o desenvolvimento equilibrado e a eficiência na gestão dos recursos públicos.
Mudanças na Revisão de Despesas: Propostas de Haddad a Lula
Haddad revelou que pretende apresentar a Lula sugestões sobre alterações nos gastos públicos. O ajuste fiscal, segundo um ex-Tesouro, está em um ritmo lento, e a dívida continuará a crescer nos próximos anos. Comparado a abril de 2023, a indústria calçadista encerrou o mês passado com 4,9% a menos de empregos, totalizando 288 mil postos de trabalho.
Diversos cenários estão em discussão pelas equipes técnicas, porém nenhum foi oficialmente submetido à apreciação do presidente. Durante as deliberações orçamentárias, serão apresentadas algumas sugestões a ele, que terá a prerrogativa de aceitá-las ou não, dependendo de sua avaliação.
Uma eventual transformação nos patamares de investimento em saúde e educação ocorre em um contexto no qual o governo busca equilibrar suas despesas. Até o momento, o foco tem sido aumentar as receitas para equilibrar as contas públicas. Os investimentos em saúde e educação são os que mais crescem de forma acelerada, dentro desse arcabouço de mudanças.
Os temas relacionados às contas públicas, à educação e a Fernando Haddad, ex-Ministro da Fazenda, estão em pauta. A revisão de despesas, os ajustes fiscais e o crescimento econômico são questões cruciais que permeiam as discussões atuais.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo