Swiatek venceu Kostyuk em dois sets e garantiu vaga na final do deserto de Indian Wells. Título WTA 1000 aguarda a jovem estrela polonesa.
A jovem tenista polonesa Iga Swiatek, atual líder do ranking de tênis feminino, conquistou mais uma vitória nesta sexta-feira (15) ao superar a oponente ucraniana Marta Kostyuk em Indian Wells. Com esse resultado, Swiatek avançou para a final do torneio WTA 1000 pela segunda vez em sua carreira, mostrando sua dominância nas quadras.
Considerada uma das grandes promessas do tênis mundial, Iga Swiatek mais uma vez demonstrou todo seu talento e determinação ao derrotar sua adversária com autoridade. A tenista polonesa segue em busca de mais um título para sua coleção impressionante, deixando claro que veio para ficar no topo do esporte.
Swiatek brilha na final do WTA 1000
Depois dessa atuação espetacular, a tenista polonesa Iga Swiatek disputará a final de domingo contra Coco Gauff, a jovem estrela do tênis americana, ou a grega Maria Sakkari. ‘Meu Deus. Não tenho nenhuma preferência. Seria estúpido da minha parte dizer qualquer coisa’, disse Swiatek sobre o resultado da segunda semifinal. ‘Ambas são muito boas e experientes, será muito difícil’.
‘Muito feliz com meu desempenho […] Está sendo um grande torneio’, comemorou a finalista, que não perde nenhum set há cinco partidas e cedeu apenas 17 games para as rivais. Iga Swiatek, de 22 anos, é uma das tenistas em melhor fase no início da temporada, apesar de ter sido eliminada precocemente no Aberto da Austrália, em janeiro, por Linda Noskova, de 19 anos.
Desempenho impecável
A joia de Varsóvia acumulou 19 vitórias este ano, mais do que qualquer outra pessoa no circuito, com duas derrotas. No deserto de Indian Wells (Califórnia) ela vem exibindo seu melhor nível WTA 1000 em quadra dura nos últimos anos e só pôde ser parada nas semifinais de 2023 pela cazaque Elena Rybakina, que viria a ser campeã daquela edição.
Swiatek avança para a final
Em uma tarde fresca e coberta por nuvens ameaçadoras, Iga Swiatek não teve piedade da jovem Kostyuk, que por enquanto não consegue materializar o seu grande momento em troféus. A promessa de Kiev de 21 anos alcançou as quartas de final em seu primeiro Grand Slam, na Austrália, e este mês fez sua estreia na final do WTA 500 em San Diego.
No Coachella Valley ela se beneficiou da desistência de Marketa Vondrousova, campeã de Wimbledon, e havia avançado sem perder um set até encontrar Swiatek nesta sexta-feira.
Duelo emocionante na final
Aproveitando as imprecisões de Kostyuk, a líder do circuito quebrou seu saque antes do primeiro intervalo e com 12 minutos já tinha uma vantagem de 3 a 1 enquanto Kostyuk se aproximava da tribuna para pedir ajuda à sua equipe. A ucraniana se viu obrigada a assumir riscos para colocar as bolas nas linhas, única forma de mantê-las fora do alcance da rápida polonesa.
Em meia hora, Kostyuk, frustrada, largou a raquete no chão enquanto observava o primeiro set escapar sem sequer ter uma oportunidade de quebra. O público californiano tentou animá-la no início do segundo set, mas a ucraniana machucou o pé esquerdo na devolução e teve que ser tratada quando já estava perdendo por 3 a 0.
Grande final em Indian Wells
Kostyuk só conseguiu vencer um game no set contra uma imparável Iga Swiatek que acertou o passe em apenas 68 minutos. Vencedora de quatro Grand Slams, a tenista polonesa buscará seu oitavo troféu WTA 1000 na final de domingo.
O duelo poderá ser um reencontro com Maria Sakkari, que derrotou na final de 2022, ou a luta mais esperada do torneio contra Coco Gauff, que com apenas 20 anos tentará trazer mais uma grande alegria para a torcida local.
A terceira cabeça-de-chave, vencedora do Aberto dos Estados Unidos em setembro, é a primeira semifinalista americana desde Venus Williams em 2018 e a mais jovem do país anfitrião desde Serena Williams em 2001. Sakkari, número nove do ranking, participa de sua terceira semifinal consecutiva em Indian Wells, onde há dois anos foi derrotada por Swiatek na final.
Resultados das semifinais do WTA 1000 de Indian Wells: Iga Swiatek (POL/N.1) x Marta Kostyuk (UCR/N.31) 6-2, 6-1
Fonte: @ Gazeta Esportiva
Comentários sobre este artigo