Iguatemi forma consórcio com BB Asset, XP Asset, Capitânia e BTG Gestora para compra de ativos premium em São Paulo, reforçando portfólio com acordo de compra e estratégia de agregar valor.
A Iguatemi acaba de selar um acordo estratégico para adquirir as participações da Brookfield nos shoppings Pátio Higienópolis e Paulista, em São Paulo, após meses de negociações intensas. Essa aquisição representa um importante passo na estratégia da empresa de agregar ativos de alta qualidade ao seu portfólio.
Com essa aquisição, a Iguatemi reforça sua presença no mercado paulistano e consolida sua posição como uma das principais empresas do setor de shoppings no Brasil. A companhia continua a investir em ativos premium para oferecer experiências de compra e lazer de alta qualidade aos seus clientes. Além disso, a aquisição também demonstra a capacidade da Iguatemi de identificar e aproveitar oportunidades de crescimento estratégico, fortalecendo sua posição no mercado.
A Iguatemi e a Estratégia de Expansão
A Iguatemi, uma empresa líder no setor de shopping centers, anunciou recentemente um acordo estratégico com a gestora canadense para adquirir participações significativas em dois empreendimentos principais: o Pátio Paulista e o Pátio Higienópolis. A operação, que envolve a compra de 60% do condomínio do empreendimento principal do Pátio Paulista e 44,17% na expansão do empreendimento, além de 50,1% no empreendimento principal e na expansão do Pátio Higienópolis, foi avaliada em cerca de R$ 2,6 bilhões.
O acordo prevê que 70% do valor será pago à vista, na data do fechamento da transação, e o restante em duas parcelas anuais iguais corrigidas pelo CDI. A Iguatemi estima que o investimento representará um cap rate de entrada de 7,4% sobre o resultado operacional (NOI) estimado de 2025 dos ativos. Além disso, considerando as receitas oriundas das administrações dos empreendimentos, líquidas de impostos, estima-se um cap rate implícito de 10,0%, uma TIR nominal de 17% ao ano e uma TIR real de 12,9% ao ano para o investimento.
A Formação do Consórcio e a Estratégia de Investimento
Para viabilizar a operação, a Iguatemi formou um consórcio de investidores, incluindo a BB Asset, com quem adquiriu a participação de 54% da Brookfield no shopping Rio Sul, em julho, e trouxe também a XP Asset, a Capitânia e a BTG Gestora. A Iguatemi celebrou um compromisso com a BB Asset prevendo um investimento de até R$ 800 milhões por parte do BB Premium Malls Fundo de Investimento Imobiliário (BBIG FII) para a operação.
A Iguatemi também está exercendo seu direito de preferência no Pátio Higienópolis, elevando sua participação de cerca de 12% para 24%, além de permanecer como operador do shopping. No caso do Pátio Paulista, a empresa terá uma fatia de 10% e assumirá como administrador no lugar da Ancar Ivanhoe. A aquisição da participação no Pátio Higienópolis representa a concretização de um desejo antigo da Iguatemi, que já tinha se engajado com a Brookfield no passado, quando a gestora tentou vender sua participação no shopping.
O Valor do Investimento e a Estratégia de Agregar Valor
A Iguatemi estima que o investimento agregará valor à empresa, considerando as receitas oriundas das administrações dos empreendimentos, líquidas de impostos. Além disso, a empresa espera que a operação contribua para o crescimento da sua carteira de ativos e para a consolidação da sua posição como líder no setor de shopping centers. Com as parcerias que firmou nesta operação, a Iguatemi está demonstrando sua capacidade de agregar valor e de criar oportunidades de investimento atraentes para seus investidores.
Fonte: @ NEO FEED
Comentários sobre este artigo