Cidades rio-grandense meridionais enfrentam subida do nível da Lagoa dos Patos. Nível, rio Guaíba; normal, alerta, inundação. Água da Lagoa dos Patos chegou a estimado nível, subiu novamente. Registros de alagamentos em municípios gaúchos.
Inundações em São Lourenço do Sul (RS) hoje, 9 Foto: Divulgação/Prefeitura de São Lourenço do Sul O nível do Rio Guaíba caiu abaixo dos 5 metros pela primeira vez desde sábado, 4, na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Apesar disso, o escoamento da água para a Lagoa dos Patos, ao sul da capital gaúcha, está gerando enchentes em diversas cidades às suas margens.
A situação das enchentes está se agravando, com a água atingindo áreas residenciais e comerciais. As autoridades locais estão monitorando de perto a evolução da situação e prestando assistência às famílias afetadas. A população está sendo orientada a tomar precauções e seguir as instruções de segurança diante das condições climáticas adversas.
Alerta de Nível: Alagamentos no Rio Grande do Sul
Em Pelotas, a aproximadamente 220 quilômetros de Porto Alegre, a prefeitura emitiu um alerta de que o nível da água da Lagoa dos Patos atingiu 2,14 metros. No boletim divulgado às 14h desta quinta-feira, o município abriga 505 moradores em locais públicos.
Na cidade de Rio Grande, imagens revelam ruas do centro já submersas pela água da Lagoa dos Patos. A Defesa Civil informou que a lagoa está 1 metro acima do nível considerado normal. Áreas inundadas receberão reforço da Polícia Civil. O município abriga 1.516 pessoas e 333 animais resgatados.
São José do Norte, na margem oposta a Rio Grande, recomendou a evacuação de moradores próximos à Lagoa dos Patos, devido ao aumento de 1,14 metro no nível da água. A cidade abriga 102 pessoas e 65 animais em locais de abrigo. Em São Lourenço do Sul, o nível da água atingiu 2,47 metros às 17h desta quinta-feira.
A Sala de Situação de Emergência do Rio Grande do Sul estima que a lagoa possa ultrapassar os 3 metros ainda esta semana. O aumento do nível provocou alagamentos em cidades ao sul do estado.
O número de óbitos em decorrência dos temporais no Rio Grande do Sul desde o final de abril aumentou nesta quinta-feira, totalizando 107 mortes confirmadas. O número de desaparecidos subiu para 136. Dos 497 municípios gaúchos, 425 foram afetados pelas chuvas.
Até o momento, há 1.476.170 pessoas afetadas pelo desastre, com 67.542 em abrigos, 164.583 desalojadas e 374 feridas.
Monitoramento do Nível do Guaíba
No Cais Mauá, o nível atual do Guaíba é de 4,93 metros, acima da cota de alerta de 2,5 metros e próxima da cota de inundação de 3 metros. A informação foi obtida às 13h15min através da régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) e da Agência Nacional de Águas (ANA).
A previsão é de que a chegada de novas frentes frias no Sul do Brasil nas próximas semanas possa interromper as chuvas intensas que têm afetado a região. O bloqueio atmosférico que tem causado o calor fora de época nas regiões Sudeste e Centro-Oeste também deve ser dissipado.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo