Empresa de tecnologia corrige problemas com inteligência artificial. Testes iniciaram nos EUA em maio com resultados de busca manipulados.
Estão se espalhando pelas redes sociais respostas — e estranhas — criadas pela Visão Geral de IA (AI Overview, em inglês), ferramenta que exibe resultados produzidos com inteligência artificial (inteligência artificial) nas pesquisas do Google. A tecnologia foi lançada nos Estados Unidos em maio deste ano.
Os avanços da inteligência artificial (IA) estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, transformando a maneira como interagimos com a tecnologia. A IA tem o potencial de revolucionar diversos setores, trazendo inovações e facilitando processos de forma eficiente e rápida. A IA está moldando o futuro e promete continuar surpreendendo com suas capacidades inovadoras.
Inteligência Artificial: Respostas Falsas e Manipuladas
Em um dos prints analisados, a inteligência artificial gerou uma resposta equivocada, afirmando que as cobras são mamíferos com a maior quantidade de ossos entre os animais vertebrados, quando na verdade são répteis. Outra resposta curiosa foi sobre gatos na lua, onde a IA sugeriu que astronautas já encontraram e brincaram com felinos por lá.
Na última sexta-feira, a gigante da tecnologia afirmou que está tomando medidas rápidas para aprimorar seus resultados de busca, elaborados com inteligência artificial generativa. Um porta-voz do Google mencionou que encontraram exemplos manipulados e consultas incomuns, resultando em respostas questionáveis.
A ferramenta de IA chegou a afirmar que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é muçulmano, quando na realidade ele é cristão. Além disso, houve a disseminação de informações falsas, como a recomendação de médicos para grávidas fumarem até três cigarros por dia.
Outros exemplos bizarros incluem a sugestão de comer uma pedra pequena por dia e usar cola para unir a massa da pizza ao queijo. Após a repercussão negativa, o Google corrigiu as respostas, mas a polêmica continuou nas redes sociais.
A tecnologia de inteligência artificial, conhecida como AI Overview, foi lançada nos Estados Unidos em 14 de maio e em breve estará disponível em mais países. Essa ferramenta será utilizada para criar respostas rápidas e detalhadas, responder a questões complexas em uma busca e auxiliar na elaboração de roteiros e análises de vídeos.
Com as AI Overviews, os usuários terão a opção de escolher entre respostas simples ou detalhadas, de acordo com suas necessidades. O Google destaca que essa abordagem é útil tanto para quem busca informações rápidas por curiosidade quanto para quem deseja se aprofundar em um tema específico.
Essa nova funcionalidade permitirá que o buscador responda a perguntas complexas em uma única pesquisa, além de fornecer informações detalhadas sobre diversos assuntos. Com a inteligência artificial, os usuários poderão obter respostas precisas e relevantes em diversas áreas, desde dicas de limpeza até planejamento de viagens e análises de vídeos.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo