Nas plataformas das linhas 8 e 9, usuários podem passar mensagens em tempo real, usando QRCodes para conferir a velocidade e quantidade de usuários.
A concessionária responsável pelas linhas 8 e 9 da CPTM agora oferece uma nova funcionalidade para os passageiros: a Internet gratuita nas plataformas das estações. Além disso, os usuários podem utilizar QRCodes para verificar os horários dos trens em tempo real, exceto na estação Júlio Prestes.
Com essa inovação, os passageiros podem aproveitar a conexão à Internet para verificar os horários dos trens e planejar suas viagens de forma mais eficiente. Além disso, a rede de Wi-Fi disponível nas plataformas permite que os usuários acessem informações importantes sobre os horários e atrasos dos trens, garantindo um acesso mais fácil e rápido às informações necessárias. A tecnologia está ao seu alcance!
Conexão à Internet nas Plataformas de Trem
A ViaMobilidade está oferecendo acesso à Internet grátis, mediante cadastro, para os usuários que estejam nas plataformas das linhas 8 (diamante) e 9 (esmeralda). Esse serviço está disponível em 41 estações, exceto a estação Júlio Prestes, que está em reforma. A rede de Internet não inclui os vagões e não há previsão para que atenda os usuários durante as viagens.
A capacidade de transmissão de dados suporta o envio de mensagens e e-mails, permitindo que os usuários mantenham contato com amigos e familiares enquanto esperam pelo trem. No entanto, a velocidade da conexão à Internet nas plataformas varia de 5 a 50 megas, o que pode afetar a qualidade da transmissão. A ViaMobilidade explica que essa variação se deve à quantidade de usuários conectados à rede.
Velocidade e Funcionalidades da Conexão à Internet
A velocidade da conexão à Internet não é suficiente para transmissões em streaming, nem permite conteúdo pornográfico. No entanto, o serviço atende funcionalidades que não exijam grande volume de dados, como o envio de mensagens e e-mails. Além disso, a ViaMobilidade também lançou o serviço Próximo Trem, que informa o tempo estimado de chegada do transporte. Basta acessar os QRCodes nas plataformas de embarque para ter acesso ao número da linha, sentido, status da operação e um cronômetro.
Quando faltarem 20 segundos para a composição chegar, será exibida a mensagem ‘embarque próximo’, além de vídeos com campanhas educativas. Para acessar a conexão chamada Passageiros ViaMobilidade, é preciso realizar cadastro com nome, e-mail e data de nascimento. A conexão pode ser usada por 60 minutos e renovada pelo mesmo período, após novo login. Segundo a concessionária, as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estão sendo obedecidas.
Acesso à Conexão à Internet e Segurança
A ViaMobilidade garante que a conexão à Internet é segura e que os dados dos usuários são protegidos. A concessionária também explica que a velocidade da conexão à Internet pode variar de acordo com a quantidade de usuários conectados à rede. No entanto, a empresa está trabalhando para melhorar a qualidade da conexão e atender às necessidades dos usuários.
A conexão à Internet nas plataformas de trem é um serviço que visa melhorar a experiência dos usuários e fornecer uma forma de entretenimento e comunicação enquanto esperam pelo trem. Com a velocidade variando de 5 a 50 megas, a conexão à Internet é suficiente para atender às necessidades básicas dos usuários, mas não é adequada para transmissões em streaming ou conteúdo que exija grande volume de dados.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo