Criador do portal se declarou culpado de obter e divulgar ilegalmente materiais de segurança nacional em impasse judicial com o governo.
Julian Assange, com 52 anos de idade, Julian Assange, encerrou, nesta segunda-feira (24), longo impasse com o governo dos Estados Unidos, ao se declarar culpado do crime de obtenção e divulgação ilegal de materiais de segurança nacional.
O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, com 52 anos de idade, encerrou, nesta segunda-feira (24), longo impasse com o governo dos Estados Unidos, ao se declarar culpado do crime de obtenção e divulgação ilegal de materiais de segurança nacional. WikiLeaks é conhecido por sua atuação na divulgação de documentos sigilosos de governos ao redor do mundo.
Julian Assange: Impasse com o governo se prolonga
Julian Assange, fundador do WikiLeaks, foi libertado de uma prisão britânica em troca de um impasse com o governo. Um documento judicial revelou que ele deve comparecer perante um juiz federal no tribunal de Saipan, nas Ilhas Marianas do Norte. O fundador do WikiLeaks, conhecido por sua obtenção e divulgação ilegal de materiais sensíveis de segurança nacional, está enfrentando um longo impasse com o governo.
Julian Assange: Rumo à Saipan
Após a divulgação do acordo, o WikiLeaks emitiu um comunicado informando que Julian Assange deixou Londres em direção a Saipan. Um vídeo mostrando o fundador do WikiLeaks embarcando em um avião também foi divulgado. Assange, que passou 1901 dias na prisão, está agora a caminho do tribunal de Saipan, onde deve comparecer na quarta-feira.
Julian Assange: Encerrando uma batalha antiga
O acordo marca o fim de uma longa batalha entre Julian Assange e os EUA, que teve início na década de 2010. O fundador do WikiLeaks tornou-se conhecido por divulgar documentos confidenciais, incluindo materiais sobre a atividade militar dos EUA no Iraque e no Afeganistão, bem como telegramas diplomáticos. Nas eleições presidenciais de 2016, o WikiLeaks divulgou e-mails que impactaram a campanha de Hillary Clinton.
Julian Assange: Acusações e desafios legais
Em 2019, Assange foi indiciado por 18 acusações relacionadas às divulgações do WikiLeaks, incluindo material fornecido por Chelsea Manning. As acusações poderiam resultar em uma sentença de até 170 anos de prisão. Até sua libertação, Assange estava detido em Belmarsh, aguardando o desfecho de seu impasse com o governo.
Fonte: @Olhar Digital
Comentários sobre este artigo