Governo em processo político de contenção de gastos para cuidar do Orçamento, com pente-fino nos programas e moralização fiscal.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o governo apresentou um pacote de medidas para conter gastos e moralizar a gestão pública, justificando que isso foi necessário porque o governo aprovou um arcabouço fiscal.
Essa medida visa reestruturar a estrutura fiscal do país, garantindo uma gestão mais eficiente dos recursos públicos. Além disso, o governo também busca fortalecer o sistema fiscal, permitindo que o país possa lidar melhor com as flutuações econômicas. Com essas mudanças, o governo espera criar um quadro fiscal mais estável e sustentável a longo prazo. A reforma fiscal é fundamental para o crescimento econômico do país. Agora é hora de agir e garantir um futuro mais próspero para todos.
Revisão do Arcabouço Fiscal
O presidente Lula enfatizou que é ‘normal’ aumentar a carga tributária para as pessoas mais ricas, em referência à medida apresentada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que prevê a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais e a taxação de pelo menos 10% para quem recebe mais de R$ 50 mil. Segundo Lula, o governo está em um processo político de contenção de despesas para equilibrar o Orçamento.
Ele mencionou o pente-fino nos programas sociais como forma de reduzir os gastos públicos e afirmou que o governo está trabalhando para moralizar a estrutura fiscal. ‘Nós não podemos gastar mais do que temos no Orçamento, porque aprovamos um arcabouço fiscal e estamos aprovando medidas de contenção e moralização’, disse Lula. ‘Ninguém tem o direito de receber benefícios indevidos, e estamos tentando fazer um processo de investigação para moralizar o país e garantir que o dinheiro seja usado para cuidar de todas as pessoas.’
Reforma do Sistema Fiscal
Lula afirmou que as mudanças no Imposto de Renda servirão para ‘dar uma ajeitada na casa’ e que o governo está trabalhando para criar uma política de renda justa e equilibrada. ‘Nós estamos fazendo uma coisa muito correta, muito justa, não estamos tentando criar uma coisa complicada, estamos fazendo uma reforma com neutralidade para que as coisas fiquem bem-feitas’, disse ele. ‘E, obviamente, vamos ter que cobrar um pouco mais de imposto das pessoas mais ricas, o que é normal, não tem nenhum problema.’
Ele também enfatizou que o governo irá trabalhar junto ao Congresso para aprovar o pacote de medidas fiscais, com o objetivo de tornar o país mais justo, humano e fraterno. ‘Nós estamos trabalhando para criar um quadro fiscal mais justo e equilibrado, e estamos confiantes de que podemos alcançar isso com a aprovação do pacote’, disse Lula.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo