MídiaCOP promove políticas públicas ambientais em parceria com a Secom/PR, oferecendo educação midiática, materiais pedagógicos e trilhas formativas.
O Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) uniram forças com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e a Embaixada da França no Brasil para lançar o projeto MídiaCOP, uma iniciativa que busca fortalecer a educação midiática no contexto ambiental. O objetivo é desenvolver políticas públicas e projetos educacionais que promovam a conscientização sobre a importância da educação para o desenvolvimento sustentável.
O projeto MídiaCOP visa contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e informados sobre as questões ambientais, por meio do ensino de habilidades midiáticas e a promoção do aprendizado crítico. Além disso, a iniciativa busca fomentar a formação de uma sociedade mais responsável e engajada em questões ambientais, por meio da educação midiática. A educação é fundamental para o desenvolvimento sustentável e o projeto MídiaCOP é um passo importante nessa direção. A conscientização ambiental começa na escola e é essencial para construir um futuro mais sustentável.
Fortalecendo a Educação Midiática no Brasil
O MídiaCOP está preparado para desempenhar um papel fundamental na criação de materiais pedagógicos inovadores, no desenvolvimento de trilhas formativas personalizadas e na capacitação de educadores-multiplicadores em territórios específicos. Além disso, o projeto também inclui o desenvolvimento de projetos-piloto de educação midiática e ambiental, com o objetivo de promover a conscientização sobre questões ambientais e midiáticas.
A educação básica é considerada a etapa mais crítica para abordar questões ambientais, de acordo com Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica do MEC. ‘Quando pensamos na Amazônia, pensamos na cor verde, e isso nos dá a falsa impressão de que a conservação prescinde das pessoas, mas esse bioma só está protegido por causa das ‘gentes’ que vivem embaixo da copa das árvores’, destacou. ‘Se nós conseguirmos orientar nossos professores mesmo em situação de baixa conectividade, mas muito impactados pela pressão das mídias contemporâneas, nós vamos conseguir fazer o mundo entender a potência dessa região e como preservá-la’, argumentou.
Parceria Internacional para a Educação Midiática
O lançamento do MídiaCOP ocorre no contexto da visita de representantes do Centro de Alfabetização Midiática e Informacional (Clémi – Centre pour l’éducation aux médias et à l’information) da França. Essa visita técnica marca o fortalecimento da cooperação entre os países no campo da educação midiática e do desenvolvimento do projeto. A parceria entre o Brasil e a França foi iniciada em janeiro de 2024, quando uma delegação brasileira formada por membros do MEC e da Secom/PR visitou a França. Posteriormente, durante a visita do presidente Emmanuel Macron ao Brasil, foi assinado um acordo de cooperação entre os dois países sobre o tema da educação midiática.
A cooperação internacional é fundamental para o desenvolvimento de projetos de educação midiática e ambiental, como o MídiaCOP. A parceria com a França permitirá o intercâmbio de experiências e conhecimentos, contribuindo para a melhoria da educação midiática no Brasil. Além disso, a cooperação internacional também pode ajudar a promover a conscientização sobre questões ambientais e midiáticas em escala global.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo