Plataforma digital criada durante pandemia de covid-19 para emitir receitas digitais para médicos do RS. Utilizemos termos: plataforma, ferramenta-digital, medicina-Brasil, conselhos-regionais, espaço-médico, aplicativo-conselho-de-medicina, emissão-de-receitas, médicos-RS, pandemia-covid-19.
Nesta quarta-feira, 8, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou que os médicos registrados no Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) estão autorizados, de forma temporária, a fornecer receitas online de medicamentos de uso controlado, como entorpecentes e psicotrópicos, para a população gaúcha, que enfrenta uma das suas piores tragédias climáticas e restrições no acesso aos serviços de saúde. A medida visa facilitar o atendimento médico em meio à crise enfrentada pelo estado, garantindo que os médicos possam atender às necessidades dos pacientes mesmo diante das adversidades.
O processo de emissão de receitas online é realizado por meio de uma plataforma digital desenvolvida pelos médicos-registrados no Brasil em abril de 2020, durante a pandemia de covid-19, e já acumula mais de 5 milhões de documentos emitidos. Essa iniciativa dos médicos-conselhos-regionais tem se mostrado fundamental para garantir o acesso dos cidadãos a tratamentos essenciais, demonstrando a importância da tecnologia na prática médica atual. A ação solidária dos médicos-criados pelo Cremers e outros conselhos regionais reforça o compromisso da classe em oferecer cuidados de saúde de qualidade à população, mesmo em momentos desafiadores.
Facilitando o Acesso dos Médicos à Plataforma Digital do Cremers
Com o apoio da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) tomou medidas para incentivar a utilização da ferramenta digital, visando tornar mais fácil o acesso para médicos-registrados que lidam com medicamentos controlados. A iniciativa também visa controlar a prescrição e rastrear os medicamentos distribuídos.
A plataforma digital do Cremers surge como uma ferramenta útil para auxiliar médicos-criados em áreas remotas ou de difícil acesso. Com isso, pacientes que necessitam de medicamentos restritos, como os listados nas receitas azuis e amarelas, que incluem entorpecentes e psicotrópicos, poderão solicitar aos seus médicos que prescrevam os tratamentos por meio desse recurso tecnológico.
Eduardo Neubarth Trindade, presidente do Cremers, ressaltou a importância da emissão de receitas digitais para medicamentos especiais, destacando os benefícios para pacientes psiquiátricos e oncológicos afetados por desastres naturais, como enchentes. A plataforma digital já está disponível para uso dos médicos gaúchos registrados no Cremers, bastando acessar o ‘Espaço Médico’ no site do Conselho Regional.
Além disso, em breve, a emissão de receitas digitais estará acessível também por meio do aplicativo do Conselho de Medicina, ampliando a praticidade e a eficiência no processo de prescrição e dispensação de medicamentos controlados. A integração da medicina do Brasil com ferramentas digitais como essa se torna ainda mais crucial em tempos de pandemia, como a Covid-19, onde a telemedicina e as soluções online se tornam essenciais.
Essas iniciativas demonstram o compromisso dos médicos-conselhos regionais em promover a inovação e a segurança na prática médica, garantindo um atendimento de qualidade e acessível para todos os pacientes. A utilização da plataforma digital do Cremers representa um avanço significativo no campo da medicina, facilitando o trabalho dos profissionais de saúde e beneficiando diretamente aqueles que necessitam de tratamentos controlados.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo