Melhoria da cobertura de vacinas e combate à desinformação contribuíram para a conservação de estratégias locais de combate à propagação de fake news.
A saúde é um tema de extrema importância para a população brasileira. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destaca a importância da prevenção e da promoção da saúde para garantir o bem-estar de todos.
Além disso, a imunização infantil é uma das prioridades do Ministério da Saúde. Nísia Trindade ressalta que a vacinação é fundamental para proteger as crianças de doenças graves e prevenir surtos epidemiológicos.
Saúde: Ministra destaca estratégias locais para melhoria da cobertura de vacinas
Em entrevista a emissoras de rádio, a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou a importância do combate à propagação de fake news e da renovação de equipamentos para a conservação de vacinas. O governo tem se empenhado em desenvolver estratégias locais que envolvem a sociedade, visando aprimorar a imunização infantil e combater a desinformação.
A Ministra comemorou os dados divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que colocaram o país fora do ranking das 20 nações com mais crianças não vacinadas. A melhoria da cobertura em 2023 abrange diversas vacinas, incluindo a poliomielite, pentavalente, rotavírus, hepatite A, febre amarela, entre outras.
A Ministra ressaltou que o resultado positivo é fruto do comprometimento dos trabalhadores da saúde e do engajamento da sociedade. Além disso, destacou a importância do combate à desinformação, que tem sido enfrentada pela plataforma Saúde com Ciência, criada com o intuito de promover a vacinação e combater a propagação de notícias falsas.
Para alcançar a meta de vacinação, foram adotadas estratégias locais que integram a sociedade e o governo, favorecendo iniciativas de atendimento à saúde nas residências. A Universidade Aberta dos SUS (UnA-SUS) tem desempenhado um papel fundamental na disseminação de informações e cursos relacionados à saúde.
A Ministra também ressaltou a iniciativa do governo de renovar a Rede de Frio, do Programa Nacional de Imunizações, que garante a qualidade dos imunobiológicos em todo o país. Durante a entrevista, ela mencionou que 95% dos itens da Farmácia Popular são gratuitos, incluindo absorventes para meninas e mulheres, um avanço importante para a saúde feminina.
Em suma, as ações do governo visam promover a saúde, a imunização infantil e o combate à desinformação, com foco na melhoria da cobertura vacinal e na garantia de acesso a medicamentos essenciais para a população.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo