Taxa de custódia calculada diariamente, com base no modelo de cobrança, considerando eventos de pagamento e juros sobre o valor.
A partir de 31 de dezembro deste ano, a B3 implementará um novo modelo de cobrança da taxa de custódia para o Tesouro Direto. Essa mudança visa melhorar a transparência e a eficiência no gerenciamento dos investimentos dos clientes.
O novo modelo de cobrança da taxa de custódia do Tesouro Direto permitirá que os investidores tenham uma visão mais clara dos custos associados ao investimento em títulos e papéis. Além disso, a mudança também deve incentivar a concorrência entre as instituições financeiras que oferecem o serviço de custódia, o que pode resultar em menores custos para os investidores e maior eficiência no mercado.
Novas Regras para o Tesouro Direto
O Tesouro Direto está passando por mudanças significativas em sua estrutura de cobrança. Até então, as cobranças eram realizadas semestralmente, nos meses de janeiro e julho, desde que o saldo devedor fosse superior a R$ 10. No entanto, o novo modelo adotará uma abordagem diferente. A cobrança será realizada apenas em caso de venda antecipada, vencimento do papel ou eventos de custódia, como o pagamento de juros. O primeiro evento que ocorrer será o responsável pela cobrança.
O cálculo da taxa de custódia continua sendo realizado diariamente e é provisionado no Tesouro Direto para ser pago apenas quando o investidor tiver crédito disponível, seja por meio de juros, vencimento ou resgate antecipado. Isso significa que, mesmo que o investidor resgate o investimento antes da data programada para o vencimento, ele ainda pagará o valor da taxa proporcional ao período investido.
Impacto na Cobrança Semestral
Devido à mudança na tarifação, a cobrança semestral prevista para 1º de janeiro de 2025 não será realizada. É importante notar que os Títulos Tesouro Renda+ e Tesouro Educa+ manterão seus formatos de cobrança específicos, conforme informado pela B3. O Tesouro Direto é um investimento em títulos e papéis que oferece uma opção de investimento segura e rentável, com a vantagem de ser um investimento em títulos públicos. A taxa de custódia é um importante componente do investimento no Tesouro Direto, e é fundamental entender como ela é calculada e cobrada.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo