Quatro times brasileiros disputarão o evento oficial da Fifa em Miami, com formato de disputa semelhante ao Mundial de Clubes, organizado pela Conmebol, que também gere a Libertadores, na Costa Leste dos Estados Unidos.
O Botafogo conquistou a última vaga para o Mundial de Clubes de 2025 após uma vitória convincente sobre o Atlético-MG por 3 a 1, no último sábado, em Buenos Aires. Com essa conquista, a equipe se tornou a campeã da Conmebol Libertadores.
Agora, o Botafogo se junta a outros três times brasileiros – Flamengo, Fluminense e Palmeiras – como representantes do país na Copa do Mundo de Clubes. Essa competição é considerada um dos principais eventos do futebol mundial, e a presença do Botafogo é um grande feito para o clube. O Mundial de Clubes é um torneio que reúne os melhores times do mundo, e a participação do Botafogo é um grande desafio para a equipe. Além disso, o Torneio de Clubes é uma oportunidade para o clube mostrar seu talento e habilidade em um nível internacional. A vitória do Botafogo é um grande passo para o clube.
O Mundial de Clubes de 2025: Um Torneio de Grandes Proporções
O sorteio dos grupos do Mundial de Clubes de 2025 está agendado para a próxima quinta-feira, dia 5 de dezembro, às 15h (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo ge.globo. A definição das chaves da competição será realizada em um evento especial em Miami, uma das 11 sedes do torneio. Os 32 times do Mundial de 2025 serão divididos em oito grupos de quatro equipes, com a Fifa utilizando um sorteio dirigido para formar os grupos, levando em consideração fatores esportivos e geográficos.
O Mundial de Clubes, também conhecido como Copa do Mundo de Clubes ou Torneio de Clubes, será realizado entre 15 de junho e 13 de julho de 2025. O confronto direto será o primeiro critério de desempate na fase de grupos, seguido por saldo de gols e quantidade de gols marcados. As duas melhores equipes de cada grupo avançarão para o mata-mata da competição, que começa nas oitavas de final.
Os Times Confirmados e as Sedes do Torneio
A Fifa confirmou os 32 times que participarão do Mundial de Clubes de 2025, incluindo times como Boca Juniors (Argentina), River Plate (Argentina), Botafogo (Brasil), Fluminense (Brasil), Flamengo (Brasil), Palmeiras (Brasil), Auckland City (Nova Zelândia), Pachuca (México), Club León (México), Inter Miami (EUA), Seattle Sounders (EUA), Monterrey (México), FC Salzburg (Áustria), Atlético de Madri (Espanha), Juventus (Itália), Borussia Dortmund (Alemanha), Benfica (Portugal), Porto (Portugal), Internazionale de Milão (Itália), Paris Saint-Germain (França), Bayern de Munique (Alemanha), Manchester City (Inglaterra), Real Madrid (Espanha), Chelsea (Inglaterra) e Ulsan.
O torneio será realizado em 11 cidades nos Estados Unidos, com nove sedes localizadas na Costa Leste e apenas duas na Costa Oeste (Los Angeles e Seattle). O MetLife Stadium, na região de Nova York, foi escolhido para receber a final do torneio, no dia 13 de julho de 2025.
A Competição e Seus Critérios de Desempate
A competição terá 32 times e será disputada a cada quatro anos. Em caso de empate nos ‘playoffs’, a partida será decidida na prorrogação com disputa de pênaltis em sequência. O Mundial de Clubes é considerado um dos principais torneios de futebol do mundo, e sua edição inaugural nos Estados Unidos promete ser um evento esportivo de grande proporção.
O Brasil será o único país com quatro representantes no torneio, incluindo Botafogo, Fluminense, Flamengo e Palmeiras. A Conmebol, Libertadores e a Fifa estão envolvidas na organização do torneio, que promete ser um evento esportivo de grande sucesso.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo