Líder em inteligência artificial, oferece soluções para crédito, risco, seguros e saúde no ecossistema de inovação de primeira geração de empresas de alta tecnologia. Projeto de pesquisa inicial em avaliação de credito supermercadista, agora escala para crescimento em plataforma Riskpack. Demanda partiu de um grupo.
Fundada no Recife há duas décadas e meia, a Neurotech foi pioneira em explorar a Inteligência Artificial, um campo ainda pouco explorado na época, para solucionar desafios desafiadores. O impacto da Neurotech foi tamanho que a B3, gigante brasileira, viu seu potencial e adquiriu a empresa por um montante superior a R$ 1 bilhão há cerca de um ano.
A empresa transforma a grande quantidade de dados em soluções inovadoras que geram não apenas conhecimento, mas também lucro para seus clientes. A tecnologia da Neurotech não apenas revoluciona a maneira como as empresas operam, mas também demonstra como é possível transformar informações em resultados tangíveis.
Neurotech: Transformando Dados em Lucro
Referência em tecnologia, a Neurotech é conhecida por seus sistemas utilizados em todo o Brasil para diversos fins, como liberação de crédito, cálculo de risco de seguros e prevenção de fraudes em planos de saúde. Essas aplicações transformam grandes volumes de dados em valiosos insights para os negócios.
Fundada em 2002, a Neurotech teve sua origem na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em meio ao desenvolvimento do ecossistema de inovação do Porto Digital do Recife. Esse ambiente propício à inovação foi liderado pelo professor Silvio Meira e deu origem a várias startups de sucesso, incluindo a Neurotech, que faz parte da primeira geração de empresas de alta tecnologia nascidas no local.
Os fundadores da Neurotech, composta pelos professores Germano Vasconcelos e Paulo Adeodato, juntamente com os alunos Adrian Arnaud, Domingos Monteiro e Rodrigo Cunha, iniciaram a empresa com base em pesquisas de mestrado e doutorado. Atualmente, Arnaud atua como diretor de tecnologia, Monteiro como CEO e Cunha como vice-presidente de Produtos.
O primeiro projeto da Neurotech visava utilizar inteligência artificial para aprovar propostas de crédito com maior precisão e agilidade, demanda originada por um grupo supermercadista pernambucano. Essa iniciativa levou à criação de uma solução eficiente, baseada em redes neurais, que impulsionou novos projetos de pesquisa e parcerias comerciais.
Segundo Rodrigo Cunha, VP de Produtos da Neurotech, o foco inicial estava na pesquisa, mas as demandas reais impulsionaram o crescimento da empresa, alinhando-a com os avanços globais em IA e novas aplicações.
Escalando com o Riskpack
A partir de 2009, a Neurotech concentrou esforços em escalar seu crescimento, desenvolvendo a plataforma Riskpack, destaque da empresa até os dias atuais. O Riskpack é um software que permite aos clientes configurar regras de crédito e utilizar IA e dados externos para avaliação de riscos.
Sob a liderança de Rodrigo Cunha, a Neurotech consolidou-se no mercado, atraindo investimentos e expandindo suas operações. O espírito empreendedor dos fundadores impulsionou a empresa a buscar soluções inovadoras e escaláveis, culminando no sucesso do Riskpack e no reconhecimento no setor de tecnologia.
Fonte: @ Info Money
Comentários sobre este artigo