Parceria do governo estadual e ONU para problemas ambientais e climáticos locais.
Visando se antecipar às mudanças climáticas, o governo estadual de São Paulo e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) anunciaram hoje o programa São Paulo Resiliente e Sustentável. O projeto tem como objetivo principal promover a adaptação da cidade às mudanças climáticas e garantir a sustentabilidade a longo prazo.
O programa inclui a implementação de medidas de mitigação e adaptação para enfrentar os desafios das mudanças climáticas. Além disso, busca-se promover a conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental e a necessidade de ações coletivas para lidar com as mudanças climáticas de forma eficaz.
Plano de Ações para Lidar com as Mudanças Climáticas no Estado do Rio de Janeiro
As mudanças climáticas são um desafio global que requer ações locais e específicas para mitigar seus impactos. No Rio de Janeiro, o foco está em engajar os municípios fluminenses em iniciativas de prevenção e conscientização sobre a situação ambiental e urbana. Além disso, capacitar gestores públicos para lidar com as mudanças climáticas é uma prioridade.
Construção de Planos Específicos para Enfrentar os Desafios Climáticos
A primeira fase do projeto envolve a elaboração de planos personalizados para cada município, com o objetivo de identificar os principais problemas e políticas locais de enfrentamento das mudanças climáticas. Nove cidades foram selecionadas para essa etapa inicial, consideradas mais vulneráveis às mudanças climáticas: Petrópolis, Paraty, Angra dos Reis, Mangaratiba, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Friburgo e Teresópolis.
Coordenação e Previsão de Entrega dos Planos
O projeto será coordenado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, com a expectativa de que os planos sejam finalizados até o final de 2025. Inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o plano foi dividido em três etapas: produção de informações e dados para embasar as decisões do governo e dos municípios; capacitação de gestores públicos para atingir as metas da Agenda 2030; e engajamento da população na busca por soluções sustentáveis.
A parceria com a ONU-Habitat é fundamental, trazendo experiência internacional e conhecimento para a implementação do projeto. O governador Cláudio Castro destacou a importância desse apoio, que irá contribuir para o sucesso e efetividade das ações planejadas.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo