Fóssil gigante de estegossauro vai a leilão nos EUA, gerando polêmica entre paleontólogos.
A descoberta de Jason Cooper reconstituída em São Paulo Foto: Matthew Sherman / BBC News Brasil O primeiro esqueleto de um dinossauro a ir a leilão está prestes a render milhões de dólares em São Paulo.
Os dinossauros são criaturas fascinantes que habitaram a Terra em eras passadas, deixando vestígios de seu passado em forma de fósseis. A preservação desses animais pré-históricos nos ajuda a entender melhor a história do nosso planeta e a evolução das espécies ao longo do tempo. A busca por mais informações sobre essas criaturas pré-históricas continua a despertar o interesse de cientistas e entusiastas em todo o mundo.
Dinossauros: Uma Descoberta Feita por Acaso
Mas a incrível descoberta foi feita por acaso, a milhares de quilômetros de distância, durante o passeio de aniversário de um homem, escreve Stephen Smith*. Toda criança sonha em vagar pelo quintal de casa e se deparar, cara a cara, com um dinossauro de verdade — ainda mais se for um daqueles menos assustadores, que se alimentam apenas de plantas. Para a maioria de nós, isso será apenas um sonho. No entanto, para um homem chamado Jason Cooper, a realidade é bem diferente. Ele encontrou dinossauros em seu ‘quintal’ não apenas uma vez, mas em várias ocasiões diferentes. Na verdade, quando Cooper sai para caminhar por sua propriedade no Sudoeste dos Estados Unidos, é mais provável ele encontrar uma criatura pré-histórica do que não. Ainda assim, ele não deve se deparar novamente com uma espécie tão impressionante quanto a que ele encontrou há alguns anos: um animal tão grande que, se aparecesse numa rua de Londres, seria maior do que os antigos ônibus de dois andares da capital britânica — embora você devesse ter cuidado em qual embarcar. Era um enorme estegossauro, em excelente condição para um animal que passou os últimos 150 milhões de anos debaixo da terra. Jason Cooper mora no Colorado Foto: Jason Cooper / BBC News Brasil Ele tem quase 3,5 metros de altura e um comprimento de 8,23 metros, desde o topo da cabeça até a ponta da cauda escamosa. Cooper o batizou de ‘Apex’, um termo normalmente usado para descrever um animal que está no topo da cadeia em seu ecossistema. Com a ajuda de alguns amigos, ele limpou e montou o esqueleto novamente. E, se você sempre teve a fantasia de se deparar com um dinossauro no seu gramado, pode torná-la realidade — se você puder arranjar entre 4 milhões e 6 milhões de dólares (entre aproximadamente 21 milhões e 31,5 milhões de reais). ‘Apex’ está prestes a se tornar o primeiro estegossauro a ser leiloado. As expectativas são de uma competição acirrada nos lances do leilão. Fósseis de dinossauro se tornaram troféus desejáveis, cobiçados por bem-sucedidos empresários de tecnologia e estrelas de Hollywood. Isso tem despertado muitas críticas entre os paleontólogos acadêmicos, para quem permitir que os fósseis caiam em mãos privadas prejudica a pesquisa científica e nega ao público a chance de apreciá-los. O ator Nicolas Cage, por exemplo, teria comprado um crânio de tiranossauro por mais de 185 mil libras (mais de 1,2 milhões de reais na cotação atual) em 2007, após uma disputa de lances com o também ator Leonardo DiCaprio. Cage teria devolvido a peça após descobrir que ela havia sido roubada. Recriação de um allossauro atacando um estegossauro no Período Jurássico. Foto: Mark Garlick/Science Photo Library / BBC News Brasil Sonho de infância Cooper é um caçador de fósseis.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo