Carlo Acutis, padroeiro da internet, é bandeira do papa para o bom uso das redes sociais e plataformas de streaming, refletindo a busca do Vaticano por uma nova geração de católicos e santos do futuro.
No futuro, os santos serão pessoas comuns, como você e eu. Eles usarão calça jeans, tênis e camiseta, e se divertirão com os amigos, sonhando em explorar o mundo. Eles serão santos do século 21, com habilidades e talentos que os destacarão como verdadeiros influenciadores de Deus.
Esses santos do futuro serão padroeiros de uma nova geração, que busca inspiração e orientação em um mundo cada vez mais complexo. Eles usarão as redes sociais para compartilhar sua fé e inspirar os outros, tornando-se verdadeiros ciberapóstolos. Eles serão a luz que ilumina o caminho para aqueles que buscam a verdade e a justiça. E, como verdadeiros santos, eles serão lembrados por suas ações e palavras, que inspirarão gerações futuras a seguir seus passos.
O Santo do Futuro
A Igreja católica, desde o pontificado de João Paulo II (1920-2005), busca aproximar o conceito de santidade das pessoas comuns, que normalmente é visto como algo distante e representado por figuras quase irreais, extremamente virtuosas, puras e piedosas. Agora, é o papa Francisco quem tem a oportunidade de modernizar o divino. Ele fará isso em abril de 2025, durante o Jubileu dos Adolescentes, ao promulgar Carlo Acutis como santo. O primeiro santo millennial, já anunciado como o padroeiro da internet, influencer de Deus e ciberapóstolo.
Carlo Acutis, morto em 2006, aos 15 anos, ilustra à perfeição o que o sumo pontífice define como ‘santo da porta ao lado’. Ele era um menino comum, como qualquer outro, que gostava de viajar, videogame e futebol. No entanto, ele também tinha uma profunda compaixão e dedicação à fé, dando atenção especial aos pobres e idosos. Ele usou suas habilidades tecnológicas para propagar as lições dos evangelhos, criando o site The Eucharistic Miracles, um catálogo dos milagres eucarísticos.
O Santo da Porta ao Lado
‘Se pensarmos bem, certamente já conhecemos alguns deles, alguns santos quotidianos: algumas pessoas justas, que praticam a vida cristã com seriedade, com simplicidade… essas que eu gosto de chamar de ‘os santos da porta ao lado’, que vivem normalmente’, disse o papa Francisco ao rezar o Angelus, na Solenidade de Todos os Santos. Carlo Acutis era um desses santos, que vivia a vida cristã de forma simples e autêntica.
Ele se esforçou para ser a melhor versão de si mesmo, vivendo o comum de uma forma extraordinária. Sua história é um exemplo de como os santos contemporâneos podem ser encontrados em meio à vida cotidiana. No verão de 2006, um quadro persistente de gripe se revelou uma das formas mais agressivas de leucemia. Carlo Acutis anunciou, em vídeo, que estava destinado a morrer, e sua saúde deteriorou rapidamente.
O Legado do Santo
Devoto de São Francisco de Assis, Carlo Acutis pediu para ser sepultado na cidade do santo padroeiro dos animais. Graças às técnicas mais modernas de tanatopraxia, desde 2020, seu corpo está exposto na igreja Santa Maria Maggiore, em Assis. Agasalho de moletom, calça jeans e tênis Nike, o menino morto atrai uma legião cada vez maior de devotos, gente vinda de todo o canto do planeta. Há relíquias do adolescente espalhadas por todo o mundo, e ele é considerado um influencer de Deus e ciberapóstolo, que usou as redes sociais e plataformas de streaming para propagar a fé.
Fonte: @ NEO FEED
Comentários sobre este artigo