Ministro lança programa com investimento de R$ 304 mi para combater evasão escolar no Ensino Médio, com pagamento do Pé-de-Meia iniciando na terça-feira.
Foi anunciado no Amazonas, em evento que contou com a presença do governador Wilson Lima, o lançamento do programa Pé-de-Meia, com a participação do Ministro da Educação, Camilo Santana. A adesão do estado à iniciativa de poupança para o ensino médio promete ser um marco para mais de 105 mil estudantes, representando um investimento significativo de R$ 304 milhões.
O programa de educação Pé-de-Meia chega ao Amazonas como uma oportunidade única para os estudantes do ensino médio. A parceria entre o governo estadual e o Ministério da Educação demonstra o compromisso com o futuro da educação, garantindo recursos para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos jovens amazonenses. Essa iniciativa vem para transformar a realidade das escolas públicas e proporcionar uma base sólida para o crescimento educacional do estado.
Investimento estimado no Programa Pé-de-Meia
A estimativa considera o Censo Escolar 2022. O número definitivo será atualizado após apuração das matrículas de 2024 e atualização da base do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O Presidente Lula e o Pé-de-Meia
Camilo Santana destacou, em seu discurso, que o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tem um carinho muito grande pelo Pé-de-Meia e, todos os dias, quer saber as novidades do programa. ‘Foi uma determinação do Presidente Lula olhar para as pessoas e cuidar delas.
A importância da educação no Pé-de-Meia
Não tem outro caminho para um país se desenvolver, se transformar em um país justo, de oportunidades, a não ser pela educação, que transforma a vida das pessoas. A educação é a esperança de ter uma vida digna e uma vida melhor. Todo pai, toda mãe quer o melhor para os seus filhos, que eles possam ter um futuro bom, e o futuro é através da escola e da educação.
Desafio do Ensino Médio
O Ministro também lamentou o fato de 480 mil estudantes do ensino médio deixarem a escola anualmente no Brasil, a maioria por questões financeiras, assim como cerca de 69 milhões de brasileiros não terem concluído a educação básica no País. ‘O Amazonas tem 187 mil alunos nas escolas públicas do ensino médio.
Programas do MEC e Pé-de-Meia
O Pé-de-Meia está alinhado com outros programas do MEC, implementados em parceria com as redes estaduais e municipais de ensino, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a Escola em Tempo Integral e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. Camilo Santana parabenizou o governo estadual pela adesão de 100% dos municípios amazonenses aos programas.
Importância do Exame Nacional do Ensino Médio
‘A prova é gratuita e é a porta de entrada para uma universidade, para o ensino superior. Hoje, 50% das vagas das universidades federais do Brasil são para alunos oriundos da escola pública brasileira’, disse. Também informou que há algumas contrapartidas por parte dos estudantes para receberem a poupança do ensino médio, como terem, em média, 80% de frequência na escola.
Transformando vidas através da educação
Santana ainda reforçou que, com a educação, os estudantes podem ser o que quiserem, como ‘médico, advogado, prefeito, deputado, governador e até Presidente da República, mas o caminho é através da educação. Esse é o grande caminho para transformar a vida de cada um de nós, e não há outro’.
O Pé-de-Meia como programa educacional
A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, ressaltou que o governo federal e o MEC estão entregando para a população brasileira tudo que o Brasil merece. ‘O Presidente Lula disse que nós temos que cuidar das pessoas e, para nós, da educação, isso é fundamental, porque essa é a razão de a gente existir.
Desafios do Ensino Médio e programas educacionais
‘O ensino médio é um desafio, porque as nossas escolas, muitas vezes, não são atrativas. Elas acabam expulsando os estudantes. Eles não abandonam porque querem, muitas vezes é porque precisam trabalhar e porque a escola não está ao encontro dos seus sonhos’, apontou.
Testemunho de alunos e autoridades
Segundo a secretária de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas, Arlete Ferreira Mendonça, o Pé-de-Meia se soma aos esforços que o governo do estado já faz para garantir não somente a entrada desses alunos na escola, mas também a permanência. ‘Hoje é um dia ímpar. A educação tem um compromisso muito grande de transformar a vida das pessoas, sem educação nós não chegaremos a lugar nenhum.
Além disso, temos um recurso para investirmos em nós, que podemos contribuir em casa ajudando nossos pais, colocando comida na mesa, até ajudando nós mesmos, fazendo cursos e outras coisas para investir em nossa carreira profissional’, comentou.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo