Apenas 13% dos chefes do Executivo eleitos são mulheres, com pequeno avanço na faixa etária e escolaridade, sendo 44% com ensino superior completo e 31% com ensino médio completo.
📲 Acesse o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter. O perfil mais comum dos 5.471 prefeitos eleitos em primeiro turno no país é de homens, brancos, casados e com ensino superior. Essa é a realidade que se repete em muitas cidades brasileiras, onde a representatividade feminina ainda é um desafio a ser superado.
No entanto, é importante destacar que as mulheres são a maioria entre os eleitores, o que não se reflete na quantidade de prefeitos eleitas. Apenas 724 mulheres (13,2%) conquistaram o cargo, um número que ainda é considerado baixo em comparação com a quantidade de chefes do Executivo eleitos. É um desafio que os novos chefes das cidades precisam enfrentar para promover uma maior representatividade e igualdade de gênero. A mudança começa com a conscientização e a ação.
Perfil dos Prefeitos Eleitos
O número de prefeitos eleitos apresentou um pequeno avanço em relação às últimas eleições municipais, quando 651 prefeituras foram conquistadas no primeiro turno, representando 12% do total de 5.401 eleitos. Neste ano, a maioria dos eleitos se concentrou na faixa etária de 40 a 49 anos, com 33,3%, seguida por aqueles entre 50 e 59 anos, com 27,62%. É importante notar que quase 9 em cada 10 prefeitos eleitos são homens.
Características dos Novos Chefes do Executivo
A maioria dos novos chefes do Executivo municipal, 59,3%, possui ensino superior completo, seguido por 25% que tem ensino médio completo. Esses dados demonstram a importância da educação formal para os candidatos a prefeito. Além disso, 71% dos eleitos se declaram casados e 19% solteiros, o que pode influenciar suas decisões políticas.
Representação Racial e Faixa Etária
Quando se analisa a raça dos candidatos mais votados, nota-se que houve pouca mudança em relação às eleições municipais de 2020. Este ano, quase 66% dos eleitos são brancos, seguidos por 33,6% de pardos e pretos. Em 2020, 67% eram brancos e 32% negros. Esses dados demonstram a necessidade de maior diversidade racial nos cargos políticos. Os chefes do Executivo, em sua maioria, são homens brancos com ensino superior completo, o que pode influenciar suas políticas públicas.
Fonte: © A10 Mais
Comentários sobre este artigo