Presidente do Fed reitera alto grau de incertezas apesar de dados fortes de inflação e emprego no começo do ano. Membros do Comitê avaliam cortes de juros.
O nome de Jerome Powell ganhou destaque novamente nos últimos dias, após o presidente do Federal Reserve (Fed) reforçar suas expectativas em relação aos cortes de juros. Powell enfatizou que a economia dos Estados Unidos deve seguir em um ritmo favorável, o que sugere que as ações do Fomc podem se concretizar em 2024.
Com uma visão otimista para os próximos anos, Jerome Powell reforça as projeções do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) e acredita que os cortes de juros serão benéficos para a economia do país. Ainda assim, há quem espere por mudanças mais imediatas, demonstrando uma certa impaciência em relação à política monetária em vigor. A atenção para as decisões futuras do Fed é cada vez maior.
.
Powell destacou o grau alto de incerteza em relação às expectativas
No entanto, há um grau alto de incerteza quanto às expectativas, tanto para o lado da inflação quanto para o lado da atividade econômica. ‘Reduzir muito os juros ou cedo demais poderia resultar em uma reversão do progresso que observamos na inflação e, em última análise, exigir uma política [monetária] ainda mais rígida para que a inflação volte a 2%.
Mas flexibilizar a política muito tarde ou muito pouco poderia enfraquecer indevidamente a atividade econômica e o emprego’. À medida que o progresso na inflação continua e o aperto no mercado de trabalho diminui, esses riscos continuam a se equilibrar melhor‘, afirmou Jerome Powell em discurso divulgado há pouco, durante evento da Escola de Negócios da Universidade de Stanford.
Para Jerome Powell, o nível atual dos juros básicos nos Estados Unidos é adequado para que o Fed reaja aos riscos de ambos os lados.
Segundo ele, os dados mais fortes de inflação e emprego no começo deste ano ainda não alteraram o cenário geral da economia, que é de ‘crescimento sólido, um mercado de trabalho forte, mas em reequilíbrio, e uma inflação que se aproxima de 2% em um caminho às vezes acidentado’.
‘Na inflação, é muito cedo para dizer se as leituras recentes representam mais do que apenas um aumento temporário’, disse o presidente do Fed. Ele reiterou que o banco central ainda não tem a confiança necessária para cortar os juros, e a força da economia americana dá espaço para que as decisões sejam tomadas de acordo com a evolução dos dados.
Jerome Powell destaca a importância do mercado de trabalho e da inflação
Com informações do Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico
‘
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo