Arthur, lateral jovem da seleção brasileira, pode ser campeão invicto da Europa League pelo Bayer Leverkusen.
Arthur, o jovem lateral, é o único brasileiro do Bayer Leverkusen, que terá um desafio importante contra a Atalanta na final da Europa League nesta quarta-feira (22), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+, a partir das 16h (de Brasília). O talentoso jogador, que já teve oportunidades na seleção brasileira, está em sua primeira temporada na Alemanha e já conquistou o título invicto da Bundesliga.Conteúdo patrocinado por Novibet, Claro, Ford e BetfairDepois de passar por escolinhas, o garoto passou dois anos na base do Cruzeiro antes de seguir seu caminho.
No cenário internacional, Arthur representa o talento brasileiro no futebol europeu, mostrando sua habilidade e determinação em campo. Sua trajetória desde as categorias de base até a elite do futebol alemão é inspiradora, e sua presença na final da Europa League é um marco em sua carreira. O Brasil estará torcendo por mais uma grande atuação do lateral, que tem tudo para se destacar e conquistar títulos importantes no cenário internacional.
Arthur: A Ascensão do Jovem Lateral Brasileiro
Ele ainda teve uma rápida passagem pelo Araxá antes de chegar ao América-MG. Com o destaque no Coelho, o lateral foi emprestado para o Flamengo, em 2019. Foi um período muito legal e importante na minha vida. Foi a primeira vez que eu morei sozinho. Aprendi a cozinhar, tinha que arrumar a casa e pagar as contas. A vida realmente começou a acontecer. Foi muito importante para o meu amadurecimento, tanto pessoalmente como no meio do futebol’, disse ao ESPN.com.br.
A passagem pelo Flamengo durou até a metade de 2020, quando o clube rubro-negro tentou um novo empréstimo por mais um ano, mas o América-MG não aceitou. Arthur voltou ao Coelho e subiu ao elenco profissional, sendo chamado para as seleções de base. ‘Com o (técnico Vágner) Mancini eu aprendi a ser versátil e a jogar em várias posições diferentes. Isso me ajudou demais a chegar à seleção. Era uma meta, mas aconteceu mais rápido do que eu esperava. Foi uma mistura de emoções porque é um sonho que eu tinha desde pequeno, mas não sabia se iria acontecer.’
Em janeiro de 2022, estreou no time principal do América-MG antes de virar titular absoluto no ano seguinte. Durante a disputa do Sul-Americano sub-20 de 2023 realizado na Colômbia, que o Brasil foi campeão, Arthur foi um grande destaque e passou a receber ofertas de times da Europa. ‘Meus familiares me contavam as situações que estavam acontecendo, mas falavam para eu manter o foco no campeonato. Surgiu o Leverkusen, Bayern de Munique, Borussia Dortmund e Wolfsburg. Da Alemanha foram esses quatro times. E aí teve Los Angeles Galaxy, Sporting e acho que o Bournemouth, da Inglaterra’.
‘Foi um choque porque eu nunca tinha recebido esse assédio de tantos clubes grandes. Foi muito importante ter minha família por perto, porque estava todo mundo eufórico com essa situação. A gente se uniu mais ainda e todo mundo conseguiu manter a calma, conter os ânimos, para não tomar nenhuma decisão errada’. ‘O Leverkusen foi um time que a todo momento estava mostrando interesse. Eles passaram muita confiança para a gente durante a negociação. Isso colaborou para que a gente tomasse essa decisão de vir para cá’, lembra.
Os alemães apresentaram um plano de carreira que encantou o brasileiro. Além disso, o lateral teve uma conversa por chamada de vídeo com o técnico Xabi Alonso que foi decisiva para a tomada de decisão. ‘Foi bem louco (risos). Na hora que o meu empresário falou: ‘Arthur, o homem está querendo falar com você’. Achei que era brincadeira. Aí ele falou que era verdade. Suou a perna, deu uma tremida ali, mas foi uma conversa muito tranquila. Foi bem direto e receptivo’. Ele foi vendido em abril para o Leverkusen por 7 milhões de euros (R$ 35 milhões na cotação da época), tornando-se a maior venda da história do América-MG. Logo no começo, o brasileiro levou um tempo até conseguir se adaptar ao novo país.
No entanto, o brasileiro sofreu com uma lesão na primeira temporada na Europa e fez apenas cinco jogos. ‘Fiz uma cirurgia e fiquei alguns meses parado. Tive que encontrar forças para me recuperar e voltar ainda mais forte. A temporada seguinte foi de muito trabalho e dedicação para superar os desafios. Estou feliz com meu desempenho e ansioso para o que o futuro reserva’, revelou Arthur, o jovem lateral brasileiro em ascensão na Bundesliga.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo