Contribuintes que corrigiram erros na declaração e caíram na malha fina podem consultar a restituição do Imposto de Renda no calendário de restituição pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.
A Receita Federal irá disponibilizar, nesta sexta-feira (22), a partir das 10h, a consulta ao segundo lote residual de restituição do Imposto de Renda 2024, que abrange os contribuintes que foram selecionados para a malha fina. É importante lembrar que a restituição é um direito do contribuinte que teve imposto retido a mais durante o ano.
Para verificar se está incluído nesse lote, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e realizar a consulta da restituição. Caso seja aprovado, o valor será creditado em conta bancária, garantindo a devolução do dinheiro retido indevidamente. Além disso, é fundamental verificar se todos os dados estão corretos para evitar atrasos no pagamento. Lembre-se de que a Receita Federal também oferece a opção de reembolso em dinheiro, caso o contribuinte prefira.
Restituição do Imposto de Renda: Entenda como funciona o processo de devolução
O pagamento do próximo lote de restituição do Imposto de Renda está agendado para 29 de novembro. De acordo com a Receita Federal, este lote é composto por 221.597 restituições que serão destinadas aos contribuintes, incluindo tanto prioritários quanto não prioritários. O valor total do crédito é de aproximadamente R$ 560 milhões.
Para consultar a situação da sua restituição, basta acessar o site www.restituicao.receita.fazenda.gov.br e informar o CPF, a data de nascimento e o ano do exercício da declaração (2024). Além disso, é possível consultar a situação da restituição por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para tabletes e smartphones dos sistemas Android e iOS.
Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2024
O calendário de restituição do Imposto de Renda 2024 está definido da seguinte forma:
* 1º lote de restituição: pago em 31 de maio
* 2º lote de restituição: pago em 28 de junho
* 3º lote de restituição: pago em 31 de julho
* 4º lote de restituição: pago em 30 de agosto
* 5º lote de restituição: pago em 30 de setembro
* 1º lote residual de restituição: pago em 31 de outubro
* 2º lote residual de restituição: consulta em 22 de novembro e pagamento em 29 de novembro
É importante lembrar que o dinheiro da restituição é depositado diretamente na conta informada pelo contribuinte na entrega da declaração ou na chave PIX indicada. Quem não receber a restituição agora terá de esperar até o quinto lote, que será pago em 30 de setembro.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda
Para consultar a situação da sua restituição, basta acessar o site Meu Imposto de Renda e clicar em ‘Consultar a Restituição’. Além disso, é possível consultar a situação da restituição por meio do portal e-Cac, onde é possível saber o status da declaração e descobrir se há alguma pendência ou divergência. No e-Cac, também é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados na declaração. Para acessar o e-Cac, é preciso ter conta de nível prata ou ouro no Gov.br.
A restituição do Imposto de Renda é um processo de devolução de dinheiro aos contribuintes que pagaram mais imposto do que o devido. É importante consultar a situação da sua restituição para saber quando receberá o dinheiro de volta. Além disso, é fundamental verificar se há alguma pendência ou divergência na declaração para evitar problemas futuros.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo